[Seu Direito com Jamille Damaceno] Bahia: Greve de todos nós


Bahia: greve de todos nós!








Parece que 2012 é o ano das reivindicações das categorias trabalhadoras, pois desde o seu início a Bahia é acometida por uma série de greves de diversas classes trabalhistas, prejudicando sempre a população.

A greve é um direito social e democrático garantido pela Constituição Federal em seu Art. 9º, onde tem a seguinte redação: “é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”. Outro dispositivo que assegura o direito de greve é a norma infraconstitucional Lei 7.783 que dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade e dá outras providências.
No início do ano os policiais militares que trabalham colocando suas vidas em risco para tentar garantir a ordem e segurança dos cidadãos, deflagraram a greve para exigir o cumprimento da Gratificação por Atividade de Polícia (GAP IV e V) e também da lei de anistia (Lei 12.505 e 12.191 sancionadas pela Presidenta Dilma e o ex Presidente Lula, respectivamente). A PMBA permaneceu por 12 dias de braços cruzados, trazendo enormes prejuízos à sociedade baiana. Os médicos também aderiram ao movimento de paralisação das atividades funcionais, em assembleia decidiram por uma greve de advertência com duração de dois dias. Eles reivindicaram reajustes salariais, além do aumento nas gratificações de plantões. Já os professores da rede estadual de ensino, em greve desde o dia 11 de abril, irão deixar mais de 1 milhão de estudantes sem aula até que o governo resolva cumprir o acordo, assinado em 2011, que garante a toda categoria um reajuste de 22,22%.

E a onda de greves no governo do Partido dos Trabalhadores – PT não termina por aí: até as “Quengas” de Ilhéus resolveram “cruzar as pernas” e paralisar suas atividades até que seu pleito de sair na procissão e oferecer um manto a santa Maria Madalena seja atendido. (Essa já acabou!!!) “Ajuste do editor” rsrsrs

É a Bahia fazendo mais por quem mais precisa. Será mesmo?

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Policiando - Novo pelotão da PMBA é inaugurado em Praia do Flamengo

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[PMBA em Luto] Policial militar é morto durante assalto em Campinas de Pirajá

Produtividade Policial Militar, prisões e apreensões da Região de Alagoinhas