[Brasileirão 2012] Os Vices da Bahia no Brasileirão 2012


Por Edinei Dantas

Neste exato momento o Campeonato Brasileiro registra uma situação no mínimo interessante de ser registrada. Os dois representantes da boa terra nas Séries A e B são vice. Na segunda divisão o Vitória é vice-líder, na primeira o Bahia é vice-lanterna. É impressionante como na história do futebol baiano o Rubro Negro e o Tricolor não conseguem dar as mãos e seguirem juntos em boas campanhas. Quando um está bem o outro necessariamente está mal e vice versa. Oxe! Olhe o vice aí outra vez, vice!

Realizando uma campanha invejável o Leão finalmente perdeu o estigma de time pequeno de não conseguir vencer fora de casa. Em 12 jogos disputados o Vitória fez 7 jogos fora de casa e venceu 5, além de não ter perdido nenhum dos 5 jogos disputados em casa. Foram 4 triunfos e 1 empate. Sem falar que o Vitória venceu os últimos 5 jogos consecutivos, o que habilitou o leão a se manter bem no G-4, grupo dos que voltam para a primeira divisão e na vice-liderança. A primeira colocação só não foi alcançada ainda porque o Criciúma também está retado e segue na frente por apenas um ponto.

Já do lado Tricolor a história é inversa. Com apenas uma vitória em 11 jogos o Bahia amarga a permanência na zona dos que caem para a segunda divisão e pior, é o segundo pior time da competição, na penúltima colocação com apenas 8 pontos. Foram 6 jogos em casa, três empates, duas derrotas e apenas um triunfo. Enquanto fora de casa o Bahia jogou 5 vezes e conseguiu um surpreendente empate com o líder Atlético-MG e com o Figueirense e perdeu os outros três jogos.

O que iguala as duas equipes agora é apenas a presença de público nos estádios. Enquanto o torcedor do Vitória continua a comparecer em pequeno número no Barradão, mesmo com a campanha de seu time, a torcida do Bahia que sempre lota Pituaçu desapareceu e deixa as arquibancadas cheias de espaços vazios.

No Próximo Sábado, 27, o torcedor do Vitória tem a chance de mudar essa história e lotar o Barradão, no jogo em que o Leão pode assumir a liderança da Série B. A partir das 16h20 o Rubro negro entra em campo contra o CRB-AL e caso o Criciúma tenha pelo menos empatado na sexta, 26, fora de casa, com o Barueri, um triunfo do Leão lhe dará o topo da tabela.

Antes disso, na quinta-feira, 26, o Bahia, após empatar em casa com o vice-campeão da Copa do Brasil, vai a São Paulo encarar o Campeão, Palmeiras. A bola vai rolar a partir das 21 horas e no domingo, 28, outra pedreira, em Pituaçu, o Tricolor vai encarar o Campeão da Libertadores, o Corinthians. 

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

Quarta unidade do DISEP é inaugurada em Capim Grosso