[Falta D'água] Com falta de água, unidades de saúde e escolas suspendem serviços na BA

A falta de água que atinge o município de Barreiras, localizado no oeste da Bahia, não se restringe às casas dos 140 mil habitantes da cidade. Escolas e unidades de saúde também estão sem abastecimento de água desde a tarde de segunda-feira (16). O problema foi causado pelo rompimento da adutora que distribui a água da estação de tratamento para o município.

Alguns hospitais da cidade estão sendo abastecidos com carro pipa. No posto 24 horas, que atende em média 200 pessoas por dia, teve paciente voltando para casa sem atendimento. "Eles me informaram que não vão atender porque está faltando água", diz Márcia Oliveira, dona de casa.

Na Escola Municipal Professora Cleonice Lopes, torneiras secas e salas de aula vazias. Os alunos foram liberados mais cedo por causa da falta de água. As aulas vão ficar suspensas até o abastecimento ser normalizado.

"Como o reservatório esvaziou por completo acabou a água e não tem como a gente continuar a dar aula. Quando a água voltar por completo ai nós retornaremos", justifica Arlete Martins, monitora escola.

"A gente não foi para a escola porque não tem mais água", observa Gisele Aguilar, 9 anos.

Em uma construção, no bairro Vila Rica, os operários tiveram que se dedicar à montagem das colunas de ferro para não atrasar a obra.

Nos bairros residenciais, o problema fez os moradores improvisarem. Homens e mulheres saem com baldes nas mãos.

"Tô pegando água para abastecer pelo menos o filtro", conta Célio Gonçalves, representante comercial.

"Para quem tem criança em casa, né, fica difícil, não tem água nem para beber", reclama Cristiane Dourado, dona de casa.

Em outros pontos da cidade teve gente que preferiu buscar água diretamente no rio.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) ainda não sabe o que provocou o defeito no equipamento. “É uma peça que tem 19 anos que foi aplicada, mas para o tipo de material é como se fosse um material novo ainda e nós não temos ainda certeza do que aconteceu”, diz Francisco Andrade, gerente regional da Embasa. De acordo com Andrade, o abastecimento de água deve ser normalizado na cidade até esta quarta-feira.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando