[Artigo] O Baianão 2012 – Série B e a imprevisibilidade do futebol


Por Edinei Dantas



Tem gente de saco cheio de ouvir que o futebol é uma caixinha de surpresas, que não é uma ciência exata, dentre tantos outros ditados que expressam a imprevisibilidade do esporte que Charles Miller inventou. E na tarde deste domingo, 8, esta característica do esporte bretão foi reforçada.

Semifinal do Campeonato Baiano de Futebol – 2ª Divisão. Todos davam como certa a classificação de Colo Colo e Ypiranga, seja pela estrutura, títulos conquistados, e tradição. No caso do Mais Querido o saudosismo também. E além de tudo isso as campanhas justificavam as certezas.

Pelo Grupo 1 da primeira fase o Canário em 8 jogos disputados venceu seis, empatou um e perdeu apenas um jogo, na estreia para o Botafogo por 1 a 0. Já pelo Grupo 2 o Colo Colo em 8 jogos manteve a invencibilidade também com seis triunfos, porém com dois empates. Ambos se classificaram na liderança de seus grupos.

Do outro lado da história os meros coadjuvantes Botafogo de Salvador e Jacuipense. Pelo Grupo 1 o time Alvirrubro conseguiu desbancar o Galícia na última rodada. Foram 8 jogos, quatro triunfos, três empates e assim como o Ypiranga, apenas uma derrota, justamente para o Mais Querido, por 4 a 1. A Jacuipense também só havia sofrido uma derrota, justamente para o favorito Colo Colo, na quarta rodada, por 1 a 0. O Leão do Sertão venceu quatro jogos e empatou três. Ambos se classificaram em segundo.

Pois bem, no primeiro jogo da semifinal indícios de que o tempo estava ficando nublado para os favoritos. Em Riachão do Jacuipe o Ypiranga manteve a vantagem de jogar por dois empates, mas a duras penas.  O Canário saiu na frente, mas cedeu o empate. Voltou a liderar o placar, mas novamente permitiu o empate. Apesar de ter ficado duas vezes atrás no escore a Jacuipense jogou melhor, de acordo com o próprio Amaral, técnico do Ypiranga, e teve chance, inclusive, de virar o jogo e sair com o triunfo.

No Metropolitano de Pituaçu quem surpreendeu foi o Botafogo de Salvador que fez 2 a 0 e poderia ter feito mais, não fez, e para dar mais emoção ao segundo jogo ainda sofreu um.

E o grande dia chegou! Todos ainda davam como certo o acesso ao Ypiranga e ao Colo Colo. Em Pituaçu o Jornalisando acompanhou uma linda festa em Amarelo e Preto, com idosos, adultos, mulheres, jovens e crianças, cerca se 4 mil, lotando as arquibancadas para vibrar com a redenção do Mais Querido. Bem administrado pelo ex-goleiro Emerson Ferretti, pagando os salários em dia, jogando em casa, com apoio do seu torcedor, tendo batido na trave o ano passado, eliminado pelo Itabuna nesta mesma fase, o Ypiranga via como certa o fim da espera de 13 anos para voltar à elite do futebol baiano. Aos 28 minutos do 1º tempo Mailson tornou a certeza em euforia ao fazer 1 a 0. Mas a euforia virou desconfiança aos 9 minutos da 2ª etapa com o gol de empate, desespero aos 27 com a virada da Jacuipense e desilusão aos 30 minutos com o terceiro gol do time do interior. O quarto gol só fez sacramentar a goleada.

Rebaixado no ano passado o Colo Colo tinha tudo para voltar à primeira divisão do Baianão. Para tal bastava vencer o Botafogo, em casa, por um placar simples. Mas o time fundado em 1914 pelo Sargento Bombeiro Antônio Valverde Veloso, e que é vermelho e branco em homenagem à corporação, partiu para o ataque, mesmo jogando pelo empate, e saiu na frente. O Tigre Ilheense empatou, mas não conseguiu mais nada.  1 a 1 e o Botafogo, que em 1989 pediu licença do futebol com 7 títulos conquistados, e voltou em 2011, conseguiu em 2012 voltar à elite do futebol baiano.

Esse é o nosso futebol. Como diria o radialista Silva Rocha. Pode-se fazer de tudo, estrutura é importante, pagar em dia, bom técnico, bom jogador, torcedor lotando o estádio, mas se a bola não entrar na rede nada disso tem importância.
Parabéns Botafogo e Jacuipense.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[PMBA em Greve] Agora sim! Tropa decide encerrar greve da PMBA

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação