Bases da PMBA impulsionam queda de criminalidade em Salvador


As bases comunitárias de segurança e as ações preventivas e repressivas da Polícia Militar da Bahia contribuíram decisivamente para a Região Integrada de Segurança Pública - Risp Atlântico - atingir a meta de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI – que compreende homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, empurrando para baixo os índices de criminalidade da Capital Baiana. A constatação foi exposta na reunião da câmara setorial do Pacto pela Vida, ocorrida na manhã desta quarta-feira (19). O encontro reuniu o governador Rui Costa, o secretário de segurança pública Maurício Barbosa e o comandante geral da PMBA coronel Anselmo Brandão.

Na oportunidade foram analisados e discutidos os índices de criminalidade e as ações de segurança pública na Bahia. De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Regional da Capital – CPRC - Atlântico – coronel Kerjean sua área registrou uma queda de 8,5% entre janeiro de julho deste ano, em comparação com igual período de 2014 na Risp Atlântico. “Não é por acaso esta região concentrar a maior quantidade de bases comunitárias da capital: Bairro da Paz, Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Chapada e Calabar. Destes, dois bairros já foram conhecidos pela alta criminalidade e recentemente comemoraram 1 ano sem homicídios. Calabar no mês de abril e Bairro da Paz em julho”, salientou ele.

Para o Coronel Anselmo Brandão a intensificação das ações e a aproximação com a comunidade estão gerando resultados positivos. “Através da intensificação do policiamento operacional, principalmente nas áreas com alto índice de CVLI; aumento de operações como: Saturação, Varredura, Força Tática e operações extraordinárias; aumento das abordagens a veículos, pessoas, coletivos, ponto de coletivos e estabelecimentos comerciais; além do incremento das ações sociais, interação PM X Comunidade, dentre outros”, listou ele.

O índice de CVLI teve redução de 12,1% na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no acumulado de janeiro a julho de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Salvador também apresentou redução neste índice de violência. Nos sete primeiros meses de 2015, a capital baiana registrou uma diminuição de 4,6%, em comparação aos mesmos meses de 2014.



"A nossa ideia é continuar trabalhando para atingir as metas de redução de violência. Tem sido fundamental o trabalho policial, e principalmente, o trabalho das famílias, estimulado pelas políticas públicas. A prevenção e o cuidado com nossos jovens têm surtido efeito. Estamos insistindo nisso", afirmou Rui.



A reunião contou ainda com a presença de comandantes e delegados das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) com o objetivo de definir metas para reforçar as iniciativas de combate à criminalidade no interior. Esta foi a primeira vez que as Risps participaram do encontro, que acontece quinzenalmente para alinhar e potencializar as ações de segurança pública no território baiano. Também estiveram presentes representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).


Por Edinei Dantas, com algumas informações da SECOM e dados do CPRC-A

* Confira todas as fotos em nossa Fanpage: www.facebook.com/sitejornalisando - Aproveite curta e fique sempre informado.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar