[Educação] Ufba cai 17 posições no ranking das melhores universidades da América Latina

No ano passado, universidade esteve entre as 50 melhores

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) saiu do ranking das 50 melhores universidades da América Latina, segundo divulgou nesta quarta-feira (13) a QS Quacquarelli Symonds University Rankings, organização internacional de pesquisa que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. A universidade caiu 17 posições e ficou em 59º lugar, entre as 250 instituições avaliadas, com 50,98 pontos. Em 2011, a Ufba foi avaliada como a 42ª melhor universidade.

Já a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que figurou na 175ª posição no ranking do ano passado, ultrapassou 51 instituições e agora está em 124º lugar. O Brasil tem 65 universidades entre as 250 melhores da região. A Universidade de São Paulo (USP) apareceu pelo segundo ano consecutivo como a primeira colocada. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a terceira instituição brasileira no top 10, aparece 8ª posição.

Outra instituição que perdeu posições foi a UnB (Universidade de Brasília), que caiu do 11º lugar no ranking passado para o 25º, ultrapassada por seis brasileiras. A frente da Ufba, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (39º lugar) manteve a liderança no Nordeste.

Para a elaboração do ranking, a QS leva em consideração a reputação acadêmica entre empresas empregadoras e estudantes, titulação de profissionais, artigos e citações. A universidade baiana conta com cerca de 1.628 doutores (68% do corpo docente) e 550 mestres (23%).

Melhores cursos da Ufba

Apesar da pontuação da Ufba ter diminuido no ranking, alguns cursos da universidade são bem avaliados em outros índices. O Guia do Estudante, publicação do Grupo Abril voltada para o público universitário, listou os cursos de Engenharia Ambiental, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo e Administração da Ufba entre os melhores do Brasil. A avaliação é feita por 19 profissionais, com a ajuda de 3 mil professores.

Em 2011, os cursos de Jornalismo e Administração receberam cinco estrelas (maior pontuação). Engenharia Ambiental e Arquitetura e Urbanismo receberam quatro. “São esses títulos e a qualidade do ensino que nos motiva a continuar mesmo com tantos problemas”, diz a estudante de Odontologia, Juliana Caetano.

Excelência na Uneb

Em abril deste ano, o programa OAB Recomenda avaliou a graduação em Direito do Campus III da Uneb, em Juazeiro, como um dos melhores do país. O curso recebeu selo de qualidade a Ordem dos Advogados do Brasil. Os cursos de farmácia e fonoaudiologia da Uneb de Salvador receberam pontuação máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso