[Futebol Baiano] Eta futebozim sem solução sô...


Por Edinei Dantas

Saiu na veja que o Vitória é o melhor time do Brasil em termos de atuação do departamento financeiro. Foi o que mais reduziu sua dívida nos últimos anos. Além disso, o clube se vangloria por pagar em dia o salário de seus funcionários. Na lista o Bahia nãos constou porque se negou a abrir o espelho do cofre, por que teria sido?

Porém, na contramão do sucesso financeiro do Leão está sua atuação em campo. Comportamento irritante que desagrada o torcedor e com certeza faz o clube perder receita. Enquanto isso, o endividado Bahia comemora estar na primeira divisão, mas até quando?

Há algum tempo o Futebol Baiano não consegue se firmar e ter boas campanhas na elite do futebol nacional. Uma terceira força? A cada ano um candidato fracassa. Seria o Palmeiras do Nordeste, o Fluminense de Feira, o Bahia de Feiras, o Ipatinga, o Vitória da Conquista, o Feirense, mas só decepção. Vem aí a redenção do Ypiranga, será?!!!!!

A Bahia é um estado de apaixonados por futebol. A torcida do Bahia vive batendo recordes de público e renda, mas nada parece ser capaz de elevar o futebol baiano ao nível de disputar um título nacional ou ao menos uma Taça Libertadores.

Soluções não se enxergam. Contratações de jogadores bisonhos que engordam seus bolsos e se mandam para falir outras praças esportivas. As divisões de base, que sempre fora sinônimos de depósitos de craques, hoje estão abandonadas.

O resultado disso tudo é a tristeza e desanimo do torcedor baiano. Como disse meu amigo Herbem Gramacho no artigo de hoje no Jornal Correio*: Dureza ser BA ou VI. Neste final de semana o Vitória que até faz uma boa campanha na Série B, ocupa a algum tempo o G-4 e da indícios de que desta vez regressará à Série A, se assustou com uma pane nas turbinas do Boeing Rubro Negro em pleno voou.

A equipe surpreendeu até os mais otimistas torcedores ao abrir 3 a 0 em três minutos frente ao Goiás, na tarde deste Sábado, 23. Aos 17 com um golaço de Marquinhos chutando de cobertura; aos 18 Neto Baiano recebeu livre na área e bateu cruzado vencendo o goleiro e aos 19 minutos novamente Neto Baiano, após cruzamento de Marquinhos, se antecipou a zaga e fez 3 a 0. Porém a partir daí foi decretado o fim do bom rendimento do Leão.

O Vitória recuou, Marquinhos, mais uma vez, se machucou e vários erros do treinador determinaram a deblaque Rubro Negra. Pensando em cadenciar o jogo Carpegiani colocou Eduardo Ramos no lugar de Marquinhos, mas este não apareceu em campo. Do outro lado entrou Iarley que incendiou o time esmeraldino, encurralando o Leão. Aos 32 minutos David chutou de fora da área e o fraco Renan aceitou. No segundo tempo o Goiás diminuiu com Ricardo Goulard em nova jogada de Iarley. Carpediani ai colocou mais um zagueiro e trocou seis por meia dúzia, saiu Neto entrou Dinei, porém o atacante se contundiu e deixou o Vitória com um a menos até o final da partida.

Sem poder ofensivo e com uma defesa mamãe o Leão só seguraria o triunfo com ajuda dos deuses do futebol, mas estes estavam chateados com a eliminação da Grécia na Eurocopa e não estavam nem aí para a Série B do Brasileirão. Aos 32 minutos Renan empatou o jogo e de pênalti o milagre verde aconteceu, Goiás 4 x 3 Vitória.

Série A
Já no domingo o Bahia se safou de uma derrota acachapante. Dominado pelo Figueirense durante todo jogo, apenas assustando em jogadas esporádicas, o Tricolor poderia ter sido goleado no primeiro tempo, mas conseguiu segurar o empate graças a Marcelo Lomba, novamente. Na segunda etapa os donos da casa abriram o marcador logo aos 6 minutos, mas o iluminado Vander empatou aos 33 e o jogo terminou assim. Resultado ruim porque manteve o Bahia perto da zona de rebaixamento, mas menos mal que amargar outra derrota.

Série D
E para encerrar e descansar suas vistas. O badalado Feirense e o engana corno Vitória da Conquista decepcionaram na estreia da competição nacional. Em casa o time de Feira de Santana cedeu o empate em 1 a 1 para o Sousa da Paraíba; e como visitante o Vitória da Conquista foi sapecado por 3 a 1 pelo CSA-AL. Resta-nos torcer para que a ascensão do Ypiranga de Emerson Ferrete aconteça o mais rápido e que o Canarinho realmente consiga se estruturar para voltar a ser a verdadeira terceira força do futebol baiano. No dia 1º de Julho, próximo domingo, o Mais Querido encara a Jacuipense na primeira partida das Semifinais, no Eliel Martins. E no Roberto Santos o Botafogo tenta ressuscitar diante da forte equipe do Colo Colo de Ilhéus.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Produtividade Policial Militar, prisões e apreensões da Região de Alagoinhas

FIM DE UM MITO! BAHIA TEM MAIS VICE-CAMPEONATOS QUE O VITÓRIA