[Em Cima do Lance com Paulo Lerandro] Vitória x América de Natal: Barradão, hoje, 9 da noite

Por: Paulo Leandro

Números costumam mentir muito, principalmente em se tratando desta invenção tão humana, demasiado humana (valeu Fried!) chamada futebol. Mas não dá também para evitar totalmente a leitura das tendências por meio das quantidades.

A boa pontuação do América de Natal, que reconquistou o título potiguar este ano, recomenda aos leões colocar a juba de molho e, mais, indica aos torcedores mais nervosinhos que tomem seus chás e comprimidos antes de se deslocar para o Estádio Manoel Barradas.

O time vermelho do Rio Grande do Norte habita a cobiçada casa dos mais bem pontuados da Série B e voltaria hoje à primeira divisão se o campeonato terminasse agora. Está preparado para dar testa ao Nego aqui em Salvador.

O Vitória tem muitos buracos em sua defesa e por ali poderá penetrar o ataque visitante, daí a importância de muita atenção dos nossos marcadores, tanto no miolo da zaga, quanto nas laterais e, principalmente, os homens chamados de contenção.

O representante baiano na Série B joga aberto, em nome do bom futebol, e esta tática pra frentex custa mais suor dos homens de defesa. A proteção da cidadela rubro-negra não tem uma fortaleza como se vê naqueles filmes épicos da Idade Média.

ESPERTO

Muitas vezes, não se tem sequer homem na sobra, fica tudo no mano a mano, e aí sobressaem as falhas da defesa. Se o zagueirão já não é essas coisas, uma no cravo, outra na ferradura, o trabalho do arqueiro aumenta e o risco de ser vazado, idem.

Portanto, senhor torcedor, vista sua camisa 12 e entre em campo com o time. Se for pra vaiar, melhor ficar em casa, porque atrapalha muito o desempenho de uma equipe saber que não é amado em sua própria residência.

Jogador costuma ser um tipo sensível. Expõe seu trabalho para milhares de apaixonados, diretamente, e chega a expor para milhões, por causa das redes sociais, canais fechado e aberto de tevê e outras mídias.
Muitas vezes não tem esta inteligência emocional toda, nem adquiriu conhecimentos suficientes para se defender com a linguagem. Daí porque, apesar de todo o esforço da indústria da bola para gerar ídolos, ainda são poucos os que se dão bem na entrevista.

Até bem pouco tempo, eram considerados quase portadores de síndromes que reduziam sua capacidade de cognição. Dizia-se, até bem pouco, que jogador dizia a mesma coisa sempre e não valia nem a pena entrevistar, um repórter esperto podia até inventar-lhe as aspas.

MEMORIAL

Num passe de mágica tudo mudou porque o marketing se abraçou com a publicidade, escravizou o jornalismo e descobriu que quando o jogador fala, aparecem os quadradinhos com as logomarquinhas das empresas atrás.

Este discurso do jogador gera visibilidade para as logomarquinhas que, por sua vez, geram recursos para todos na cadeia produtiva. E eis que o jogador virou celebridade máxima e ao final dos jogos, todos vão para a sala da entrevista coletiva ouvir suas aleivosias.

Então, este jogador super-exposto a tantos olhares e corações, críticos e apaixonados, entra em campo certo que seu trabalho só será reconhecido se o do seu adversário for vencido. É mais uma fonte de tensão: o simples jogar bem não garante nada.

É preciso que o placar seja favorável. Marcar mais gols do que sofrer. E é isto que espera a torcida rubro-negra, mais uma vez, hoje. Chegue cedo para visitar o Memorial 13 de Maio. Tem até interatividade.
Meu amigo-irmão e confrade pesquisador Luciano Santos informou que podemos escrever relatos sobre situações poderosas vividas pelo Vitória. O conceito de ‘compartilhado’ da rede social é aplicado ao Memorial.

Chegue mais cedo. Se o jogo é 9, dê um jeito de chegar 8. Larga de ser besta de chegar em cima da hora. Pega trânsito, nunca dá pra ver o jogo desde o começo e depois fica só a sensação de reclamar porque tem muita fila pra entrar no estádio.

Agora, com o memorial, não dá mais pra curtir esta aventura de chegar na hora do jogo começar ou depois do juizão trilar. Vale a pena conhecer a história do clube, tema da minha coluna de hoje no jornal impresso Rugido do Leão, distribuído no estádio.

* Aproveitando para informar que a equipe do Jornalisando estará hoje no Barradão para transmitir minuto a minuto todas as informações de Vitória x América-RN

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[PMBA em Greve] Agora sim! Tropa decide encerrar greve da PMBA

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas