[Sincretismo] Caminhada para celebrar o Dia de São Lazaro e Azoany


Por Edinei Dantas

Caminhada do ano passado
Na próxima quinta-feira, 16, a partir das 10 horas, acontece a 14ª edição da Caminhada Azoany, quando cerca de 3000 adeptos da religião de Matriz Africana (candomblé), agradecem ao Orixá Inkisse, em cortejo do Pelourinho até a Federação, na Igreja de São Lazaro, Santo homenageado nesta data. Quem quiser se padronizar pode trocar uma lata de leite pela camisa do evento, na sede da Associação Comunitária Alzira do Conforto, à Rua das Laranjeiras, nº14, no Pelourinho.

Azoany, como é conhecido no Jejé, é o Deus de saúde e morte, o Orixá Inkisse, que está em plena consonância e contato com a humanidade, buscando através do dia a dia a solução de problemas que atingem a matéria humana. No dia 16 de agosto de 1999 a Associação Comunitária Alzira do Conforto reuniu um grupo de pessoas ligadas ao Candomblé e à Igreja Católica, a fim de comemorar o dia de São Lázaro e Azoany (Omolú, Obaluaê), para reverenciar e cumprir promessas em agradecimento.

Além da Caminhada a instituição realiza seminários em todas as edições, discutindo assuntos relacionados à religiosidade, buscando com isso encontrar caminhos que fortaleçam a religiosidade em nosso estado.

Programação:

Clique na imagem para ampliar
 - 10 Horas - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

- 12 Horas – Concentração na Rua das Laranjeiras, próximo ao Projeto Axé do Pelourinho e caminhada até a Igreja de São Lázaro, na Federação.

 - 14 Horas – Saída do Cortejo.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar