[Cultural] Orquestra Afro-Sinfônica dá show no primeiro dia da semana de culturas populares.


Por Edinei Dantas



Valorizar a cultural local e homenagear o centenário de Luiz Gonzaga e Jorge Amado, esse é o objetivo da Semana de Culturas Populares, que teve início na tarde desta terça-feira, 28, na Praça Pedro Arcanjo, no Centro Histórico de Salvador e seguirá até a próxima sexta-feira, 31. 

Dando início ao evento, o secretário de cultura do estado, Albino Rubim, falou da importância de se valoriza a cultura popular. “Temos que dialogar o tempo todo com nossa cultura. E esta edição é ainda mais especial porque estamos homenageando dois ícones da cultura popular nordestina. Suas obras se tornaram herança de todos ao retratar em músicas, livros, novelas e cinema a nossa essência. Luiz Gonzaga valorizando a cultura nordestina e Jorge Amado, mais especificamente, da região do cacau e recôncavo, mostrando que nossa cultura é rica porque é diversificada”. Disse ele.

Já a responsável pelo evento, a diretora do Centro de Culturas Populares Identitárias - Arany Santana enalteceu a importância daquela realização e agradeceu a presença de escolas, comerciantes, associações e tantos outros que lotaram a Praça Pedro Arcanjo. Muitas crianças de instituições educativas e escolas estavam presentes e participaram ativamente de cada momento.

O evento seguiu com o envolvente espetáculo da Orquestra Afro-Sinfônica, que interpretou canções que marcaram as trajetórias de Jorge Amado como Porto de Dorival Caymmi e Asa Branca, um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga. Na sequencia o Cordelista Antônio Barreto realizou palestra musical e educativa. O primeiro dia do evento foi encerrado com a participação do grupo de dança da Funceb, com a coreografia Cavalo Marinho.

Na quarta-feira (29), segundo dia da programação, no Largo Pedro Archanjo, às 14h, Estevam Dantas e Charmosinho do Acordeon farão a abertura dos trabalhos com o projeto Ao Som do Acordeon. Às 14h30terá início a oficina de xilogravura com Luiz Natividade e Gabriel Arcanjo. Às 15h30 subirá ao palco a bandaNova Saga, que fará a apresentação do Rap pro Seu Luiz. No mesmo palco, os alunos da Escola de Dança da FUNCEB voltarão à cena para apresentar o espetáculo Os Dançantes, às 16h. Luis Bandeira é o diretor do Cordel do Pega prá Capá, que será apresentado às 16h10.

No terceiro dia da programação, quinta-feira (30), às 16h10, Cicinho de Assis e sanfoneiros subirão ao palco do Largo Pedro Archanjo para apresentar a Orquestra de Sanfonas da Bahia. Antes, às 14h30, será realizada a oficina Celebrando através das artes com Vera Passos e Ney Sacramento. Dança, música e teatro fazem parte deste espetáculo. Às 16h, a mostra de dança Os Caboclinhos será apresentada pelos alunos da Escola de Dança da FUNCEB.

A Semana da Cultura Popular será encerrada com um grande cortejo cultural na sexta-feira (31), a partir das 14h. Grupos de Percussão, bonecões Mamulengos, Boiada Multicor, quadrilha, maracatu, capoeira e fanfarra farão parte desta grande festa itinerante que passará pelas principais ruas do Centro Histórico.

Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.















Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

[Aberrações de "Evangélicos"] Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?