[Cultural] Literatura de Cordel será tema de minicurso na 2ª Edição da Semana da Cultura Popular


Cordel 100 anos de Luiz  Gonzaga
Entre os dias 28 e 31 de agosto, manifestações culturais da Bahia serão celebradas no Largo pedro Archanjo, Pelourinho
Promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI,órgão da Secretaria Estadual de Cultura – SecultBA, começa hoje (28) a segunda edição da Semana da Cultura Popular. Durante os quatro dias de evento serão apresentadas manifestações populares de linguagens distintas, buscando sempre a valorização da pluralidade cultural da Bahia. A abertura oficial da Semana será feita às 14h40 pelo secretário estadual da Cultura , Albino Rubim, e pela diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana, no Largo Pedro Archanjo – Pelourinho.
Às 15h, uma aula explicativa sobre a literatura de cordel será ministrada por Antônio Barreto, criador do blog A voz do Cordel,onde podem ser encontrados os principais textos publicados pelo repentista. Durante a palestra musical Cordel de Antônio Barreto, os participantes aprenderão sobre os fundamentos da literatura de cordel, suas nuances e diferentes locuções abordadas. A aula será musicada com pandeiro e outros instrumentos. “Será muito bom apresentar a arte do cordel para as pessoas em um lugar como o Pelourinho. É gratificante saber que em Salvador, onde há toda essa pluralidade cultural, ainda se tem esse cuidado com as questões tradicionais”, destaca Antônio Barreto.
A literatura de cordel, também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda em Portugal, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes. 
Mais cultura
Ainda na terça-feira, às 14hEstevan Dantas e Zé Gonzaga dá inicio às atividades artísticos-culturais. Por meio do projeto Ao som do Acordeon apresenta o melhor do mais famoso ritmo nordestino, o forró. No repertório, canções de Luiz Gonzaga, Adelmário Coelho e Trio Nordestino.
Será aberta também a exposição de grafite Luiz e Jorge Amados, que o grupo cultural Arte Urbana em Açãomontará em homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e ao escritor baiano Jorge Amado. Ainda no Largo Pedro Archanjo, às 14h30, será exibido o documentário Celebrando: Luiz Gonzaga e Jorge Amado às 15h50, a Orquestra Sinfônica da Bahia apresentará o Concerto Centenárioe a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) apresentará o espetáculo Cavalo Marinho.


Na quarta-feira (29), segundo dia da programação, no Largo Pedro Archanjo, às 14h, Estevam Dantas e Charmosinho do Acordeon farão a abertura dos trabalhos com o projeto Ao Som do Acordeon. Às 14h30terá início a oficina de xilogravura com Luiz Natividade e Gabriel Arcanjo. Às 15h30 subirá ao palco a bandaNova Saga, que fará a apresentação do Rap pro Seu Luiz. No mesmo palco, os alunos da Escola de Dança da FUNCEB voltarão à cena para apresentar o espetáculo Os Dançantes, às 16h. Luis Bandeira é o diretor do Cordel do Pega prá Capá, que será apresentado às 16h10.
No terceiro dia da programação, quinta-feira (30), às 16h10, Cicinho de Assis e sanfoneiros subirão ao palco do Largo Pedro Archanjo para apresentar a Orquestra de Sanfonas da Bahia. Antes, às 14h30, será realizada a oficina Celebrando através das artes com Vera Passos e Ney Sacramento. Dança, música e teatro fazem parte deste espetáculo. Às 16h, a mostra de dança Os Caboclinhos será apresentada pelos alunos da Escola de Dança da FUNCEB.
A Semana da Cultura Popular será encerrada com um grande cortejo cultural na sexta-feira (31), a partir das 14h. Grupos de Percussão, bonecões Mamulengos, Boiada Multicor, quadrilha, maracatu, capoeira e fanfarra farão parte desta grande festa itinerante que passará pelas principais ruas do Centro Histórico.
Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) busca, através do Programa Pelourinho Cultural, além de dinamizar as ações culturais no Centro Histórico, incentivar também a produção local, por meio da promoção de eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.
Serviço
O quê:Semana da Cultura Popular
Quando: 28 a 31 de agosto
Onde: Largo Pedro Archanjo e Terreiro de Jesus l 14h
Quanto: Gratuito
Programação – Semana de Cultura

Clique na imagem para ampliá-la

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando