[Direito do Consumidor] Anatel vai proibir nova cobrança em caso de ligações caídas

Após acusar a TIM de interromper ligações propositalmente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou uma nova medida para amparar os usuários de telefonia celular contra as misteriosas quedas de ligações. Será proibida a cobrança da tarifa, caso o cliente refaça a ligação após ela ter sido interrompida. A medida valerá para todas as chamadas originadas de um telefone celular, sejam elas para fixo, celular, local ou interurbana. Quando uma ligação cair, o cliente terá dois minutos para retornar para o mesmo número, para que não haja a cobrança. Segundo a Anatel, a nova regra valerá para todas as operadoras do país. Na última semana, o órgão divulgou um documento que apontava que 8,2 milhões de cliente da TIM foram afetados com as quedas nas ligações, o que gerou um lucro extra de R$ 4,3 milhões para a operadora. Com a nova norma, a companhia que tem o plano Infinity deverá ser a mais afetada, já que suas ligações são cobradas por chamadas em vez da cobrança por minutos. Já para a Anatel, os clientes terão mais confiança em adotar os planos ilimitados depois que a nova medida entrar em vigor.

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