#RádioJornalisando - Com Xará deficiente Vitória estreia na Sul-Americana. Bahia joga em Porto Alegre. Times baianos são os mais populosos do Norte/Nordeste


Com Xará deficiente Vitória estreia na Sul-Americana. Bahia joga em Porto Alegre. Bahia e Vitória, os clubes mais populares do Norte e Nordeste do Brasil. Para Ouvir clique no play na Imagem.
Para ouvir clique no play na imagem abaixo:

Com Xará deficiente Vitória estreia na Sul-Americana. Bahia joga em Porto Alegre

Por Edinei Dantas

Começa hoje a participação dos times baianos na Copa Sul-Americana, competição que leva o Campeão à Taça Libertadores de America. A dupla BaVi já esteve mais confiante em aproveitar esta oportunidade, mas correndo sérios riscos de rebaixamento no Brasileirão, promete não dar tanto valor à oportunidade neste ano. Infelizmente nossos dirigentes seguem pensando pequeno e perdem a chance de zerar, respirar novos áreas e ao menos psicologicamente tentar sair do comportamento de times medíocre, para clubes respeitáveis que disputam uma competição internacional. Mas enfim...

O Bahia vai estrear primeiro! Logo mais às 22 horas, o Tricolor estará em Porto Alegre para encarar o Internacional. Dizem que o colorado se alto eliminou na Copa do Brasil para poder disputar a Sul-Americana, pois seria mais atraente conquistar um título internacional. Vamos ver no que é que dá. Pelo menos no papel o Inter não escalou todos dos seus principais jogadores. Juan, D’Alessandro e Alex devem ser poupados. O técnico Abel Braga já traçou um objetivo para a partida contra o Bahia: não sofrer gols. A derrota e consequente eliminação para o Ceará na Copa do Brasil, ainda ecoam no CT Parque Gigante, em Porto Alegre.  Sendo assim este deve ser o time de Abel Braga: Dida; Claudio Winck, Ernando, Thales e Fabrício (Alan Ruschel); Ygor, Bertotto, Valdívia e Leandro (Aranguíz); Wellington Paulista e Jorge Henrique (Aylon). Já o Bahia deve mandar força máxima, apenas com o desfalque de Marcos Aurélio, que pertence ao Internacional e não joga por força de contrato. O técnico Gilson Kleina deve escalar a seguinte equipe: Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Léo Gago, Emanuel Biancucchi; Maxi Biancucchi, Kieza e Rhayner.

Já o Vitória só vai estrear nesta quinta, dia 28, no clássico regional contra o Sport-Recife. A bola vai rolar a partir das 22 horas, na ilha do Retiro. Poupando a equipe para o Brasileirão, inventando alá professor pardal, ou montando uma nova equipe, ao meu ver de forma equivocada, o técnico Ney Franco já chegou surpreendendo na escalação nos treinos. A surpresa já aparece na lista dos cadastrados na competição com a ausência do goleiro Wilson, que se recupera de lesão. O técnico escolheu Gatito Fernandez e Fernando Miguel. Outros nomes novos que ainda não atuaram no Leão é o meu xará com D Mudo, o Ednei, e o atacante recém-contratado Edno.

No último treino o time titular foi formado por: Junior Fernandez, Ayrton, Luiz Gustavo, Ednei e Mansur; José Wellison, Richarlyson e Marcinho; Marcos Junio, Willie e Guilhermo Beltrán, jogando no 4-3-3. Eu optaria por Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Euller; Cáceres no lugar de Wellison e Escudero no lugar de Marcinho, mas vamos em frente.

Pesquisa realizada pela 5ª vez pelo ibope, divulgada nesta quarta-feira, dia 27, a pedido da Revista Lance, aponta Bahia e Vitória como os times mais populares do Norte e Nordeste do Brasil. De acordo com o estudo, o Bahia segue como o clube com maior torcida na região, apresentando 1,7% com 3,4 milhões de torcedores na 12ª posição. Já o Vitória somou 2,6 milhões de torcedores, 1,3% e ocupa a 14ª colocação.

Em nova pesquisa, Bahia e Vitória são os clubes do Norte-Nordeste com maior torcida

Assim como nas edições anteriores, o Flamengo lidera o ranking com 16,2% de preferência, equivalente a 32,5 milhões de adeptos, e apresentou uma queda de 1 ponto percentual à última pesquisa, realizada em 2010. Em segundo lugar, o Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual e atingiu 13,6%, com 25,9 milhões de torcedores. Dessa maneira, a diferença entre as duas caiu de 3,8 pontos para 2,6 em quatro anos.

Entre os clubes da região norte-nordeste, o Bahia segue como o clube com maior torcida na região, apresentando 1,7% com 3,4 milhões de torcedores e empata com o Botafogo na 12ª posição. Logo atrás, com 1,3% e 2,6 milhões, vem o Vitória, que está em 14º lugar na porcentagem geral. A dupla pernambucana Sport e Santa Cruz, apresentam as marcas 1,2 e 1%, respectivamente, com média de dois milhões de torcedores por agremiação.

Comparando as cinco pesquisas realizadas pelo Ibope e encomendadas ao Lance, os baianos seguem em crescimento no número de aficionados. Em 98, o Bahia apresentava apenas 0,9 contra 0,6% do Vitória, média que aumentou em 2001 com 1,1 para tricolores e 0,7 com os rubro-negros. Entretanto, em 2004, o Leão da Barra conseguiu ultrapassar o seu maior rival com 1,2% contra os 1,1 que se mantinham para o adversário. Porém, em 2010, o Esquadrão de Aço arrancou para a marca de 1,6% contra o mesmo 1,2 dos vitorianos.

Veja o ranking com os 18 clubes com as maiores torcidas do país:
Clubes                           Participação    Em milhões de torcedores 
1º - Flamengo                    16,2%                         32,5                                          
2º - Corinthians                  13,6%                         27,3                     
3º - São Paulo                    6,8%                           13,6                    
4º – Palmeiras                    5,3%                           10,6                     
5º – Vasco                          3,6%                            7,2                    
6º - Atlético-MG                  3,5%                            7,0                    
7º – Cruzeiro                       3,1%                            6,2                     
8º - Grêmio                            3%                            6,0                     
9º - Internacional                 2,8%                            5,6                    
10º - Santos                         2,4%                           4,8                     
11º - Fluminense                 1,8%                           3,6                     
12º - Bahia                           1,7%                           3,4                    
12º - Botafogo                      1,7%                           3,4                   
14º - Vitória                          1,3%                          2,6                    
15º - Atlético-PR                  1,2%                          2,4                     
16º - Sport Recife                  1,2%                          2,4                     
17º - Santa Cruz                    1%                            2,0                    
18º - Ceará                           0,8%                          1,6 

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Quarta unidade do DISEP é inaugurada em Capim Grosso

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro