[Futebol] Nota de protesto do E.C.Bahia


A Direção, Comissão Técnica e Atletas Profissionais do Departamento de Futebol do Esporte Clube Bahia, vêm a público manifestar seu repúdio à coluna publicada no Jornal Correio*, no dia 22 de maio de 2012, sob o título “Levanta, Angioni!”, assinada pelo Jornalista Darino Sena, que configura um total desrespeito as premissas do Código de Ética dos Jornalistas do Brasil, através de matéria sensacionalista que distorce e ignora a verdade dos fatos relativos ao dia a dia do clube, apresentando de forma descontextualizada e irresponsável, aspectos abordados pelo autor, manipulando ou omitindo informações e cometendo erros factuais gravíssimos, sem se preocupar com os danos que poderia causar nas carreiras de todos os profissionais do clube.

A coluna se constitui numa grave demonstração de preconceito por parte do autor, quando o mesmo classifica os atletas do Bahia como “refugo dos ricos clubes do sul”. Estes mesmos atletas, que o jovem jornalista designa como achados no lixo do futebol brasileiro são os mesmos que conduziram o Esporte Clube Bahia a sagrar-se Campeão Baiano de 2012, há menos de dez dias. Estes mesmos atletas que foram classificados como a “escoria” do futebol nacional, após mais de 23 anos, conquistaram o direito de disputar um torneio continental de futebol, demonstrando que o autor da coluna encontra-se na contramão da verdade, levando os torcedores e leitores do jornal há uma visão distorcida dos fatos, comprometida por um alto grau de vaidade pessoal.

Outro ponto que merece um comentário é o total desconhecimento do autor, da dinâmica futurista que foi implantada na Gestão do Presidente Marcelo Guimarães Filho, a frente do futebol do Bahia. Talvez, os “olheiros dentro e fora do país” pedidos por ele, não eram tão competentes quanto à equipe que hoje faz parte do DADE (Departamento de Analise de Desempenho de Atletas), que dispõe de todos os recursos humanos e tecnológicos para avaliar, aferir e disponibilizar informações de atletas que atuam no futebol mundial. O avanço da Tecnologia da Informação é diário, e muitas vezes os arcaicos “olheiros” propostos pelo autor, não se adéquam ao futebol de hoje, e talvez sejam os grandes responsáveis pelo maior jejum de títulos da história deste glorioso clube.

O Jornalista Darino Sena que atuou como Assessor de Imprensa do Bahia no período de 2000 a 2006, ou seja, vivenciou “_in loco_” o dia a dia do futebol, sabe o quanto é difícil se alcançar o sucesso no esporte de alto nível. Na sua coluna do dia 22 de maio, o Jornalista faz graves e irresponsáveis acusações quanto à dignidade e potencial dos profissionais que compõe o quadro funcional do Departamento de Futebol do Bahia, chegando a acusar o Gestor de Futebol – Paulo Angioni, de favorecimento e falta de lisura nas suas ações. O profissional Darino Sena deveria ser um tanto quanto mais condescendente com as criticas, principalmente as pessoais, levando com isto a ter mais responsabilidade com as graves e irresponsáveis acusações que faz.

Por estas e outras razões, os atletas e membros da Comissão Técnica do Departamento de Futebol do Esporte Clube Bahia, reunidos, reafirmam a sua posição contrária a qualquer ato ou movimento que resulte no desrespeito a ética profissional e a história individual de cada atleta ou funcionário. Não se pode compactuar com tamanha agressão a moral de cada componente, sem que o autor destas agressões, se penitencie e se desculpe publicamente pelos graves constrangimentos causados a todos os envolvidos. Uma conduta irrepreensível consiste em manter cada um a sua dignidade sem prejudicar a liberdade alheia.

Desta forma, em defesa da coerência, da verdade e da honradez de todos o Presidente Marcelo Guimarães Filho, os atleta e os membros da Comissão Técnica do Esporte Clube Bahia, subscrevem esta Nota de Repudio.

Presidente, Atletas & Comissão Técnica – Esporte Clube Bahia

Comentários

  1. meu bahia tem que ter ver gonha na cara e contratar jogador por que naõ tras moises da portugesa um bom reforço bora baeeea minha pora

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar