[Curiosidade] Tipos de ciumentos

Como dizia a música da banda Ultraje a Rigor, todo mundo quer levar uma vida moderninha, mas, no fundo, se morde de ciúme. Confira 5 tipos de ciumentos que você deve evitar.


 O ciúme nunca deixa de estar na moda. Está nas novelas, nos filmes de Hollywood, nas relações amorosas, é tema de livros e de debates calorosos. As pessoas defendem que deve haver limites para os ciúmes no relacionamento. Como dizia a música da banda Ultraje a Rigor, todo mundo quer levar uma vida moderninha, mas, no fundo, se morde de ciúme. Dá para saber quando o ciúme vai ser o veneno da relação?
"A partir do momento em que a pessoa sente-se ameaçada pelo sentimento de desconforto, necessidade de vingança, ódio, raiva ou depressão, o ciúme vira doença”, explica a psicanalista Taty Ades, autora dos livros “Hades – Os homens que amavam demais” e “Escravas de Eros – Como reerguer sua autoestima”, ambos da Editora Isis. Há, sim, um limite para este sentimento.
Um ciúme saudável pode até revigorar um relacionamento, mas o limite está na intensidade. Este deve ser o termômetro: "O excesso de ciúme e medo de traição ou perda significa que o limite está ultrapassado e o ciúme está patológico e deve ser tratado”, esclarece a psicanalista.
Elas mais ciumentas que eles?
Existe aquele mito de que são as mulheres as mais ciumentas da relação e que os homens são mais acomodados. Para a psicanalista, isso não é verdade. As mulheres apenas demonstram mais seus sentimentos e, por isso, são mais impulsivas. Já eles são capazes de esconder este sentimento por anos, ainda que estejam sentindo o ciúme da mesma forma.
E quando o ciúme típico de uma relação ultrapassa o bom senso e começa a virar patologia? Segundo Taty Ades, o ciúme patológico é aquele onde o outro se torna o centro da vida da pessoa. Dessa forma, os pensamentos são paranóicos e há a ideia fixa de descobrir uma traição real ou imaginária.
“Na verdade, essa pessoa estará sempre refém de seu ciúme e a vida particular dela não existirá mais. Sua única motivação será apenas o objeto amado e as descobertas de traição que podem ser encontradas. Nesse processo, o indivíduo se torna refém de seu próprio sentimento, sofre de forma exagerada e faz o outro sofrer”, explica.
Outra forma de ciúme comum hoje é o virtual. Fuçar as redes sociais dele, por exemplo. Para a psicanalista, o ciúme virtual pode ser tão nocivo quanto o "real", uma vez que vivemos numa época onde o universo online está se tornando referência para encontros românticos, sites pornográficos ou novas conquistas.


Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar