[Greve] Após negociação, professores da rede particular reforçam que vão entrar em greve

Os professores da rede particular fazem paralisação nesta terça-feira (29) e devem decidir em assembleia pela manhã os rumos da greve. A informação é Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro), que não gostou da proposta recebida pelos patrões após mais uma rodada de negociações nesta segunda-feira (27).
Segundo Allysson Mustafá, presidente do Sinpro, não houve nenhum avanço na negociação. "A greve já está decretada", disse. A assembleia da categoria está marcada para as 8h desta terça no Teatro Jorge Amado, na Pituba. 

Os professores pedem reajuste de 4,88% baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e ganho real de 10%. Segundo Mustafá, 20 escolas irão parar, entre elas Oficina, Anchieta, Mendel, Módulo, Portinari, Isba e Marista. 

Paralisação

A paralisação desta terça, no entanto, não faz parte da greve, que deve ser oficialmente decretada na assembleia. O diretor do Sinpro explica que a paralisação não pode ser vista como início da greve porque existem implicações jurídicas diferentes entre as duas que envolvem, inclusive, aviso prévio ao sindicato patronal e ao Estado. 

O presidente do Sinepe-BA, Natálio Dantas, porém, disse no domingo que isso não foi feito.  “Vou me reunir com o conselho patronal, pela manhã, para decidir se vai haver a mesa de negociação à tarde, já que eles estão confirmando a greve. Os professores têm obrigação estatutária de nos avisar e eles não avisaram nada. Em greve a gente não se reúne”, disse Dantas. 

O percentual de aumento reivindicado pelos professores é de 10% do ganho real mais 4,88% de correção da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os empresários, no entanto, ofereceram o reajuste de 5%. 

Ao todo, a pauta contém 58 reivindicações, entre elas saúde, segurança e condições de trabalho. “Não tem como fugir. Numa sociedade capitalista burguesa, a valorização do trabalhador é mediante um salário melhor”, diz Allysson Mustafa.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[Aberrações de "Evangélicos"] Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos

#Policiando - Base Comunitária do Uruguai é inaugurada com presença do Governador

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação