Prouni abre inscrição para bolsas remanescentes

O Ministério da Educação ( MEC ) divulgou a abertura de  a 57.826 bolsas remanescentes de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos ( Prouni ). Os candidatos que ainda não estão matriculados têm até 26 de agosto para concluir a inscrição. Quem já está matriculado e deseja buscar uma bolsa tem prazo até 14 de novembro.  As inscrições podem ser feitas no site do MEC. 

A seleção é feita de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), levando em conta dos critérios socioeconômicos da família do estudante. O programa concede bolsas integrais para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais (50%) são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

A pesquisa das bolsas oferecidas só pode ser efetuada após o candidato se cadastrar no sistema. Na edição regular do Prouni no segundo semestre foram oferecidas 125.442 bolsas, sendo 57.092 integrais e 68.350 parciais ofertadas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.

Quem pode participar
Pode se inscrever às bolsas remanescentes do Prouni 2º/2016 o candidato que atenda a uma das condições a seguir:
- seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou
- tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
- ser pessoa com deficiência; ou
- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional