Castramóvel faz atendimento no Parque Lagoas e Dunas do Abaeté em agosto

Durante todo o mês de agosto, o serviço móvel gratuito de castração para cães e gatos, Castramóvel, estará funcionando no estacionamento da sede administrativa do Parque Lagoas e Dunas do Abaeté. A ação é uma iniciativa da Secretária Municipal de Saúde em parceria com o Serviço de Controle do Zoonoses.
Para ter direito ao serviço, o dono do animal deve ser maior de 18 anos e morar em Salvador. O cão ou gato deve pesar mais de 1kg, e ter idade entre seis meses e cinco anos. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 12h. 
Castramóvel faz atendimento no Parque Lagoas e Dunas do Abaeté em agosto
(Foto: Divulgação/Agecom)
Para iniciar o atendimento, os interessados devem comparecer ao local com seu pet, entre segunda e terça-feira, portanto o cartão original do SUS, documento com foto e cartão de vacinação antirrábica do animal. Durante o procedimento, será feito um cadastro, o animal passará por uma triagem e a cirurgia será marcada.  Cada pessoa só terá direito a castrar até três animais por mês.
A ação conta com quatro médicos veterinários. Um deles é Haroldo Carneiro, que participa desde a primeira edição. Segundo ele, a castração tem benefícios tanto para a saúde do animal, como para a saúde publica. "A castração previne tumores mamários e no aparelho reprodutor dos bichos. Evita também a procriação indesejada e o consequente abandono de animais nas ruas", afirma. 
Desde 2014, o Castramóvel circula por Salvador durante todo o ano, passando um mês em cada bairro da cidade. De lá para cá já foram realizadas cerca de 17 mil intervenções, sendo 4,1 mil só este ano. A expectativa é que a próxima edição ocorra na Cidade Baixa.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando