Policiais de 16 regiões receberão gratificação após redução de crimes


O ano de 2013 registrou 12% menos assassinatos em Salvador e Região Metropolitana. Menos crimes letais significarão mais dinheiro no bolso para os policiais de 16 regiões onde  os índices caíram – nas outras sete áreas onde a violência aumentou, os policiais ficarão sem grana extra.

Apesar do resultado positivo, segundo dados divulgados, ontem, pelo secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), 10 das 23  Aisps (as Áreas Integradas de Segurança Pública) da capital e Região Metropolitana não atingiram a meta de redução dos crimes letais de 6%. Em três dessas dez Aisps até houve queda na criminalidade, mas não foi o suficiente para atingir a meta, e o prêmio será menor. Com isso, ao todo, 16 Aisps receberão gratificação.

Nos locais em que houve aumento de mortes violentas, os policiais ficarão sem as gratificações em dinheiro que podem chegar a R$ 9 mil –  a gratificação do Prêmio por Desempenho Policial 2013 (PDP) foi instituída ano passado e recompensará os bons policiais pela primeira vez em abril deste ano.

“A meta foi de 6%, então fomos além da meta. Agora, também tivemos locais onde não conseguimos alcançar a meta. Então, não podemos somente olhar para as áreas que houve diminuição, mas entender o que aconteceu em 2013 para tentar fazer com que o estado todo consiga bater sua meta”, disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

No ano passado, houve uma queda de 12% na capital dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que engloba mortes decorrentes de homicídios dolosos, roubo seguido de morte (latrocínio), estupro seguido de morte e lesão corporal seguida de morte.

Segundo a SSP, em 2013, em Salvador, houve 1.482 casos, contra 1.660 no ano anterior (queda de 10,7%). Nos municípios da Região Metropolitana, a queda foi ainda maior, de 14,7% – diminuiu de 857 para 731 casos.

Problemas
Entre as regiões em que houve aumento de crimes letais, há bairros da classe média como Pituba, Barra e Rio Vermelho. O secretário Maurício Barbosa minimizou. “As ocorrências no Rio Vermelho foram em localidades em que há problema de prestação de serviço público em geral, não só do serviço de segurança. Na Barra, houve problemas desde a realização do Carnaval, em que tivemos um homicídio, mas foram números absolutos baixos. Na Pituba, as últimas ocorrências que aconteceram no Iguatemi ajudaram a alcançar essas estatísticas”, disse.

Outro bairro onde houve aumento, o Nordeste de Amaralina, mereceu maior atenção do secretário. “O Nordeste hoje é uma área de extrema atenção pela secretaria. É uma área extensa, cercada de bairros nobres, são áreas muito disputadas pelos traficantes, porque ali tem um mercado consumidor muito grande, que tem condições de sustentar um tráfico mais elevado, de cocaína”, completou. O Nordeste de Amaralina tem três Bases Comunitárias de Segurança instaladas desde setembro de 2011.

Carros e ônibus
Em 2013, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) contabilizou uma queda de 9,3% no roubo a veículos em Salvador. A queda concentrou-se em bairros periféricos, como São Caetano (-37,5%) e Bonfim (-28%). Na outra ponta, houve aumento expressivo em regiões de classe média, como o Rio Vermelho (40%) e Barra (62%), onde os roubos aumentaram de 82 em 2012 para 133 em 2013.

Os roubos a ônibus também registraram queda no ano passado em Salvador. Foram registrados 1.198 casos, 26% a menos que em 2012. Já os assaltos a banco tiveram ligeiro aumento, de 174 para 177. O arrombamento de caixas eletrônicos é quem lidera as estatísticas, com 127 casos, dos quais 89 com  uso de explosivos.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional