Campeonato Baiano começa hoje com clubes reaparecendo e outro que vai desaparecer





Por Edinei Dantas

O segundo campeonato estadual de futebol mais antigo do Brasil terá seus primeiros jogos de 2014 na noite desta quarta-feira, 8, porém já está marcado por uma certa desorganização e o retorno do demolidor de campeões e do time do ônibus. No campo da desorganização, a TV Bahia, detentora dos diretos exclusivos de transmissão da competição não poderá transmitir a abertura do Campeonato porque a Rede Globo ainda não liberou sua grade para o Futebol às quartas. Vamos ter que assistir a sexualidade da série Amores Roubados e do filme Todo Gato Vira Latas. Outra coisa é que um time começa, mas não termina. Na tabela aparece o Bahia de Feira, ainda com escudo e vai jogar com camisa  tricolor, porém na prática esse clube já é rubro negro, mudou de escudo e chama-se Feira de Santana, já com site e divulgação e tudo na internet. Porém legalmente o mudança ainda não foi concretizada e o Tremendão vai estrear com a tendência de desaparecer a qualquer momento para dar lugar ao Cangaceiro.

No campo dos reaparecimentos o retorno de dois tradicionais clubes do futebol local à divisão principal: Galícia, quarto maior campeão, e Catuense. O certame contará com 12 clubes, sendo que Bahia, Vitória e Vitória da Conquista só entram na 2ª Fase, por estarei disputando o Nordestão.

Disputa – Assim como no ano passado, Bahia e Vitória não participarão da primeira fase da competição, que reunirá nove times se enfrentando em turno único em busca das cinco vagas para a segunda etapa do torneio. A degola será definida já no início do campeonato. Os dois piores times da chave inicial serão rebaixados para a Segunda Divisão. A competição começa nesta quarta-feira, dia oito de janeiro.

Os cinco classificados na primeira fase serão distribuídos em dois grupos para o segundo turno do Baianão 2014, que contará ainda com Bahia, Vitória e Vitória da Conquista. O Rubro-Negro e o Bode estão dispostos no Grupo A, que terá ainda o segundo e o quarto colocado da etapa inicial. No Grupo B, ficarão o Bahia, mais o primeiro, terceiro e quinto colocados da primeira fase. 

No segundo turno, que se inicia no dia 9 de fevereiro e vai até o dia 23 de março, os times se enfrentarão em sistema de ida e volta, em jogos com adversários de seus respectivos grupos. As duas equipes de melhor rendimento de cada chave se classificam para a fase mata-mata e os dois líderes dos grupos garantem participação na Copa do Nordeste de 2015. 

As semifinais serão realizadas no sistema de dois jogos, marcados para os dias 26 e 30 de março. O mando de campo do segundo confronto e a vantagem da disputa, em caso de empate no “jogo de 180 minutos”, pertencerá ao time de melhor campanha na segunda fase.  A grande final também será disputada em dois jogos: nos dias 6 e 13 de abril. Mais uma vez, o mando de campo do segundo confronto e a vantagem da disputa, em caso de empate, pertencerá ao time de melhor campanha desde a segunda fase. 

1ª Rodada – Hoje a bola rola às 20h30.

No Carneirão, em Alagoinhas, a Catuense vai receber a visita do Juazeiro. O Juazeirense enfrenta o Galícia no Adauto Morais, em Juazeiro. A Jacuipense vai manter o novidade da escalação pelos torcedores por meio de um aplicativo para enfrentar o Serrano, em Pituaçu. E o ainda Bahia de Feira vai encarar o Botafogo de Salvador, no Joia da Princesa.

Só lembrando que o Fluminense de Feira e o Atlético de Alagoinhas, foram rebaixados ano passado e devem disputar a 2ª divisão no segundo semestre, assim como outros clubes tradicionais como Camaçari, Itabuna, Poções e Ypiranga.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar