Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

O desenho animado “Os Jetsons” (Hanna-Barbera, 1962) sugeria uma cidade suspensa com carros voadores. A família vivia em Orbit City no ano de 2062, e muitos dos aparelhos utilizados na casa de George e Jane já estão entre nós, ao menos com funções similares. E parece que os carros poderão começar a voar bem antes do previsto na animação.
A Airbus trabalha num protótipo que poderá voar já no próximo ano, em fase de testes. A produção é prevista para daqui a uma década. O centro do projeto é uma plataforma para veículos autônomos chamada Vahana, em desenvolvimento pela A3, braço da companhia francesa no Vale do Silício.

Foto: Divulgação
Parte das tecnologias necessárias para que o "carro voador" se torne realidade já se encontram em estágio avançado. Baterias, motores e as aplicações da eletrônicas à aviação estão "quase prontas", segundo Rodin Lyasoff, chefe do projeto Vahana. Ele reconhece, no entanto, que outros pontos como sistemas de detecção e evasão de riscos, cruciais para veículos aéreos autônomos, ainda estão bem longe do nível de desenvolvimento de tecnologias similares voltadas aos carros.
A regulamentação é outro entrave. Se os carros ainda enfrentam resistência na legislação, as aeronaves devem enfrentar ainda mais burocracia. O próprio uso de drones sem pilotos remotos é proibido no mundo inteiro.
A divisão de helicópteros da Airbus trabalha ainda, em parceria com a Universidade de Cingapura e a autoridade local de avião civil, em um projeto chamado Skyways. A ideia é utilizar pequenas aeronaves autônomas para transporte de carga no campus.
Quando aplicado às cidades, o sistema - cuja propulsão será parecida com a dos helicópteros - terá rotas específicas e inalteráveis, como as linhas de trens e metrôs (conforme mostra a ilustração, com detalhes em inglês). Poderá transportar passageiros e até mesmo operar em parceria com a Uber - uma das empresas que a Airbus pretende abastecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]