#PMBA - Obras do Batalhão do BEPE seguem e ritmo acelerado


Por Edinei Dantas

O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa Teles, e o Comandante Geral da PMBA, Coronel Anselmo Brandão vistoriaram, nesta semana, o andamento das obras de construção da sede do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos – BEPE, que provisoriamente está sediado no Imbuí. Com mais de 9 mil metros quadrados, a nova unidade está sendo erguida no antigo Clube dos Engenheiros, nas proximidades do Estádio Metropolitano de Pituaçu.


De acordo com o ex-comandante do BEPE e pioneiro do projeto, o Tenente Coronel Henrique Melo, a unidade especializada surgiu em 2013 para atender à demanda da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, com policiais oriundos do Batalhão de Choque, já com expertise em grandes eventos, e que passaram a se dedicar prioritariamente ao trato com torcedores e público de shows e eventos diversos. “A primeira etapa da criação do BEPE foi a formação do efetivo, a segunda, instruções com as embaixadas e com as polícias dos países que fizeram ou poderiam fazer jogos na Bahia, a construção da sede é a terceira etapa”, informou o Tenente Coronel Henrique Melo citando ainda que Batalhão contará com três prédios, um piscina semiolímpica e um auditório para comportar 280 pessoas, sendo a melhor do Brasil em termos de polícia militar.


O BEPE tem hoje um efetivo de 171 policias e a previsão é que seja ampliado para 745, a fim de atender não apenas à demanda de eventos. “Quando não há eventos a tropa do BEPE é empregada em apoio ao policiamento ordinário reforçando o efetivo das unidades com maiores indicies de ocorrências e em operações especiais”, complementou o Oficial.


A construção da nova sede está sendo executada pela Polícia Militar da Bahia, e é idealizada pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Governo do estado, com um investimento em torno de 10 milhões de reais.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Policiando - Novo pelotão da PMBA é inaugurado em Praia do Flamengo

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[PMBA em Luto] Policial militar é morto durante assalto em Campinas de Pirajá

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador