Comandante se reúne com oficiais de Departamento Social da PMBA


Texto e Fotos: Edinei Dantas

O recém-criado Departamento de Promoção Social (DPS) realizou sua primeira reunião com o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, na tarde desta quarta-feira (25), na Vila Policial Militar do Bonfim. O encontro contou com a participação do comandante da Unidade, coronel Nascimento, e demais oficiais. O DPS anteriormente funcionava como Serviço de Valorização Profissional (SEVAP) e agora como departamento houve uma ampliação das funções e objetivos, a partir de orientação da nova Lei de Ordenamento Básica (LOB).

O major Honorato mostrou como ficou estruturado o departamento que tem como missão planejar, coordenar e fiscalizar a política de promoção social da PMBA. O DPS é formado pelas seguintes unidades: Enfermagem do Trabalho; Psicologia Clínica e Organizacional; Assistência Jurídica; Centro de Assistência Religiosa, que engloba as capelanias Católica, Evangélica, e os núcleos Espírita e de Matriz Africana; Centro Maria Felipa de assistência à mulher; Centro de Interatividade do policial Veterano (CIVE); e Fonoaudiologia e Nutrição.

Com funcionamento 24 horas, o DPS desenvolve programas de combate aos transtornos de estresse pós-traumático para os policias envolvidos em situação de alto risco, auto cuidado, auto conhecimento e feiras para aferição de glicemia, tenção arterial, imunização e orientações sobre higiene. A fim de reforçar a atuação do DPS no interior do estado, serão criados seis Centros de Valorização Profissional (CEVAP) em Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Vitória da Conquista e Itaberaba. 


Dentre os principais projetos para o biênio 2015-2016 está a estruturação do Centro de Recuperação, Readaptação, Desenvolvimento e Acompanhamento, na Fazenda a Partilha em Pojuca, onde os policiais submetidos a ocorrência de grande estresse já vêm passando um dia de relaxamento, trabalhos em grupo com especialistas e contato com a natureza. Estão previstas também a ampliação da frota de veículo, inclusive ambulância; implementação do Programa de Proteção a Policiais Militares Ameaçados de Morte – PPPMAM, a conclusão das obras do hotel de acolhimento e a construção de uma nova sede.
 

O coronel Anselmo falou da importância das unidades “meio” da PM e que buscará mecanismos para que um serviço de excelência seja prestado para nossa tropa. “Quem trabalha num departamento como este precisa sentir latente o amor pelas pessoas. Eu vou acompanhar de perto porque gosto do social. Quero sair com vocês visitando os policiais enfermos e prevenindo possíveis ocorrências. Precisamos cuidar de quem cuida de nós”, finalizou o comandante geral.


Curta nossa FANPAGE E FIQUE BEM INFORMADO - JORNALISE-SE:

WWW.FACEBOOK.COM/SITEJORNALISANDO

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[PMBA em Greve] Agora sim! Tropa decide encerrar greve da PMBA

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas