Comandante de Promoção Social realiza primeiras visitas do DPS


Por Edinei Dantas

Com apenas 14 anos filho de soldado é diagnosticado com câncer na Medula

“A cada dia acordamos pensando que é mentira, a cada dia uma nova decepção porque é verdade”. Esta frase da Soldado PM Kátia, expressa o sentimento de dezenas de policiais militares que se encontram sofrendo por alguma intercorrência da Vida. Tragédias que surpreendem guerreiros e guerreiras e que transformam suas vidas de uma hora para outra. No caso de Kátia o sofrimento é por conta de seu filho, de apenas 14 anos, que está internado no Hospital Santa Izabel desde dezembro do ano passado com Câncer na medula. O tempo todo tentando impedir o correr das lágrimas ela recepcionou a equipe do antigo SEVAP, hoje Departamento de Promoção Social – DPS – sob o comando do Coronel PM Nascimento, na manhã deste sábado (07). A equipe era composta também pela Capitã PM Shirley, pelo psicólogo Soldado PM Edmilson e pelas assistentes sociais Soldados BM Martha Goretti e Geovolândia. “Você não está sozinha. As portas do Comando Geral e do DPS estão abertas”, confortou o Coronel Nascimento.

Este tipo de visita é realizada com frequência por equipes do SEVAP e será intensificada pelo novo DPS até para suprir a grande demanda. “As pessoas não fazem ideia da quantidade de policiais enfermos precisando de apoio. Além das visitas fornecemos todo tipo de ajuda que está ao nosso alcance, como contato para conseguir vaga em UTI, acompanhamento psicológico, cama hospitalar dentre ouros”, salientou a capitã Shirley.


Aluno a soldado tem crise de apendicite e sargento com câncer

Ainda neste sábado outras três visitas foram realizadas e ficou provado que a simples demonstração de atenção já recupera um sorriso outrora perdido. Ainda no Santa Izabel encontramos o Aluno a Soldado Edvan, que foi submetido a uma cirurgia após crise de apendicite. O mesmo já teve alta e continuará o tão sonhado curso na Cavalaria. Em seguida visitamos o Sargento PM Claudemiro Maciel Silva internado em estado grave no Hospital da Cidade, acometido de um Câncer decorrente do uso do cigarro.


Um último mergulho paralisa vida de filho de graduados

Por fim encontramos o jovem Edilson Lima Junior de 24 anos e com ele uma lição de vida. Filho de dois elogiados policiais, o Subtenente PM Lima e a Sargento PM Valdinéia, ele tinha tudo para maldizer sua vida e se tornar alguém amargurado e descrente. Exímio mecânico de auto ele estava no auge da vida profissional chegando a ser gerente em duas grandes empresas do ramo de carros em Salvador. Em novembro do ano passado foi à praia com a família, e na hora de ir embora foi dar o último mergulho para tirar a areia do corpo. Chocou-se num banco de terra e ficou cerca de 10 minutos em apneia percebendo seu corpo ser jogado contra as pedras. Após resistir em acreditar no afogamento do filho, que era um nato praticante de mergulho e nado, o SubTenente conseguiu resgatar e reanimar o jovem, mas ele chegou ao hospital com quadro de tetraplegia.


Já em casa, Edilson luta para sobreviver das consequências da tragédia. Só em janeiro a família gastou cerca de 10 mil reais para comprar os remédios caros, alguns têm que ser adquiridos todos os dias. Com dificuldade, ele já fica sentado na cadeira de rodas, já movimenta os braços, só não tem movimentos da cintura para baixo. “O que me segura é acreditar que Deus quis poupar minha vida. Eu comecei a dirigir muito cedo e já não sentia medo da velocidade, tanto em carro como em moto. Se Deus não me desce este freio a qualquer momento eu iria morrer em um grave acidente e ainda tiraria a vida de outros”, se conforta Edilson.

O Departamento de Promoção Social está sediado na Vila Militar do Bonfim e de portas abertas para receber sua visita, não apenas quando precisar de ajuda, mas para nos ajudar a ajudar nossos irmãos que já estão precisando.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

PMBA Celebra Dia do Soldado condecorando policiais militares

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

#Policiando - CPRC-Ação da Semana de 15 a 19 de Setembro