Audiência Pública na OAB trata de violência contra o policial


Por Edinei Dantas

A audiência pública para discutir as condições da atividade policial no cenário baiano, promovida pela OAB, aconteceu na manhã desta quarta-feira (25). Com o tema “Quem Protege o Policial? a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia – promoveu um marco no trato da temática da segurança pública do estado e um embrião que deve ganhar força e repercutir pelas demais unidades da federação, a partir de solicitação das associações representativas da Tropa.

Fruto derivado de uma outra audiência pública proposta pela presidência da entidade no mês de fevereiro, audiência esta que abordou a ação desencadeada pela Corporação na região da Estrada das Barreiras onde, em confronto com guarnições, doze pessoas com fortes indícios de práticas de diversos delitos vieram a óbito, a audiência desta quarta-feira buscou dar um contraponto: o que aflige a vida do policial em sua rotina de trabalho? Quais medidas são adotadas para minimizar os efeitos dos traumas sofridos pelos profissionais de segurança pública na execução de sua atividade? O que os governantes estão fazendo para aumentar a qualidade de vida desses profissionais? Estes e outros temas foram abordados pelos diversos representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, representantes de associações e representantes de seguimentos sociais que marcaram presença no encontro.


O Presidente da APPM-BA, Roque Santos, pediu mais respeito ao policial militar. “Eu acredito que audiências como esta contribuem para diminuir a violência em geral se feitas com frequência. A violência que o policial militar vem sofrendo é um desrespeito ao estado e à própria sociedade. Os policiais militares estão preparados para a defesa da sociedade, porém precisam de respaldo para isso. O policial militar não precisa ser execrado, ele conhece bem sua missão e vem cumprindo”, salientou ele.


Com um quórum bem menor que na audiência pública promovida no mês passado, a reunião desta quarta-feira serviu para propor a ampliação do debate iniciado pela OAB naquela oportunidade. Como resultado mais palpável temos, ao menos, a certeza de que uma nova vertente foi aberta nesta discussão e que os profissionais da segurança pública atuam diariamente na defesa da sociedade e carecem sim de atenção, de amparo, de assistência e do devido reconhecimento advindo de tão valoroso mister.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações