Quartel da PM fica rosa para alertar sobre os riscos do câncer de mama



Por Edinei Dantas


A fim de conscientizar as policiais militares e as mulheres da comunidade sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, a Polícia Militar da Bahia realizou na noite desta quinta-feira (06), solenidade aderindo ao “Outubro Rosa”, campanha mundial de prevenção e combate ao câncer de mama. O Quartel do Comando Geral, nos Aflitos, em Salvador, ganhou iluminação especial na cor Rosa. A ligação simbólica foi feita pela esposa do comandante geral, coronel Anselmo Brandão, a professora Rosângela Brandão, acompanhada pela capitã Edilânia Aguiar, chefe do Centro Maria Felipa, e do cantor Tairone Cigano, padrinho da campanha neste ano.




Durante o evento, o médico coronel Nolasco, que é oncologista, falou sobre o simbolismo do lacinho rosa, que surgiu durante uma guerra como símbolo da esperança e busca pela vida. “O câncer de mama é o que mais mata e está diretamente ligado à falta de cuidado na alimentação e com o corpo”, salientou ele.



A capitã Edilânia Aguiar listou algumas ações, que o Departamento de Comunicação Social da corporação irá realizar durante todo o mês. Entre os dias 06 e 15, uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, disponibilizará uma unidade móvel para oferecer exames gratuitos de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos, palestras e oficinas preventivas. O atendimento será das 08 às 17 horas, na Vila Policial Militar do Bomfim, Dendezeiros. É preciso levar original e cópia do RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Serão realizados 140 exames diários.


O grupo de Teatro da PMBA , que durante este mês levará esquetes sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce do câncer de mama, para instituições filantrópicas, escolas, hospitais e quartéis, realizou uma apresentação no evento, levando informações importantes e de forma divertida para plateia.




O cantor Tairone Cigano apresentou seu repertório romântico e foi presenteado com artigos
produzidos por policiais militares femininas e familiares da corporação, utilizando tecidos reaproveitados de fardas inutilizadas. Um avental e um encosto para pescoço foram entregues ao artista, que agradeceu ressaltando a importância deste tipo de ação sustentável, que protege o meio ambiente e cria oportunidades.



O comandante geral reforçou a importância da participação da PMBA nesta campanha de responsabilidade social. “Nosso maior patrimônio são as pessoas, devemos cuidar delas, levar essa mensagem de cuidado e difundir conhecimentos. Quero minha tropa saudável”, conclamou ele.

Encerrando a cerimônia, um sarau musical com grandes talentos da corporação como os capitães Emmanoel Almeida e Flavia Barreto, com regência do coronel Lanzilotte, entoando pérolas do cancioneiro popular, enquanto os convidados se confraternizavam.

Todas as fotos e vídeos deste evento disponíveis em breve em nossa página: facebook.com/sitejornalisando




































Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[PMBA em Greve] Agora sim! Tropa decide encerrar greve da PMBA

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação