Curso gratuito ensina a fazer currículo e a como se comportar em seleção

Quem precisa de uma mãozinha extra na hora de colocar seus conhecimentos no papel pode contar com o suporte do Sinebahia. Todas as segundas, das 8h30 às 11h30, a instituição oferece um curso de orientação ao trabalhador, que auxilia a elaboração do currículo e também indica como o profissional deve se comportar durante uma seleção. O curso conta com uma média de 50 a 60 vagas . “A gente começa falando sobre a importância de ter um documento adequado, apontando o que deve ou não constar no arquivo”, explica Juliete Barreto, psicóloga do Sinebahia. Outro momento do treinamento é a prática, quando os candidatos comparam um modelo coerente e outro inadequado para perceber os erros mais frequentes. 

Uma dica dada por Julieta é colocar apenas as três últimas experiências. “Para que o currículo não fique muito extenso”, justifica. A preparação para o momento do processo seletivo não deve ser deixada de lado. “Se engana quem pensa que o processo seletivo é só o currículo. Como o candidato se apresenta e qual a sua postura na entrevista também são pontos avaliados”, diz. 

Caso participe de uma dinâmica de grupo, por exemplo, Juliete  aconselha ser pontual e  vestir-se de forma adequada. Além de manter sempre o contato visual com o recrutador, demonstrar motivação e se possível, manter o celular desligado.  “Interromper outros candidatos, utilizar o telefone quando os outros estão se apresentando ou manter conversas paralelas são falhas  que serão notadas”. A falta de interação nas dinâmicas também é um ponto negativo, assim como chegar utilizando fone de ouvido ou mascando chiclete, o que passa um ar de informalidade. 

Durante a palestra, a equipe do Sinebahia  também orienta  sobre os tipos de seleção que podem ser aplicados, como os psicotestes , por exemplo. “A gente explica cada um deles e dá recomendações sobre como o trabalhador pode se preparar. No caso do teste psicológico, aconselhamos o candidato a dormir bem e não ingerir bebidas alcoólicas na noite anterior”, aponta. O Sinebahia tem outros cursos, como um sobre o uso de redes sociais de forma positiva.

Erros graves no CV Contato - Não esqueça de colocar números para contato, como WhatsApp se tiver, além de endereço de e-mail. 

E-mail - Utilizar um endereço de contato não profissional é uma falha. Nada de “florzinha” ou “gatão” . Opte pelo nome.  

Foto - Colocar foto no currículo é opcional, mas muitos recrutadores não recomendam a não ser que seja uma exigência da empresa. Se necessário, opte por uma foto sóbria.

Documentação - Número de RG, CPF, filiação ou referência que não seja profissional também é inadequado.

Idioma - Só deve ser incluído  se for importante para a empresa. A informação deve ser verdadeira.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso