PMBA inicia Curso de Capacitação para Comandantes



Por Edinei Dantas

Teve início na manhã desta quinta-feira (06), o Curso Gerencial de Comando Operacional da Polícia Militar da Bahia. Destinado aos oficiais superiores que estejam no exercício da função de comandante de unidades operacionais, o curso teve aula inaugural no auditório do Quartel do Comando Geral, nos Aflitos, em Salvador, com palestra do general-de-exército José Elíto Carvalho Siqueira. O objetivo é expandir o conhecimento dos comandantes da corporação, a partir da vivência dos instrutores, todos militares, utilizando da linguagem prática.

Com a experiência de quem comandou tropas do exército na missão do Haiti, a antiga casa militar da Presidência da República e a 6ª Região Militar do Exército em Salvador, o general José Elíto iniciou o curso ressaltando a importância de um comando humanizado. “A única forma de preservarmos nossas instituições e oferecermos serviços de excelência é valorizando nossos recursos humanos. Precisamos conviver com a tropa, mostrar quem somos, não só os acertos, mas os erros também. É preciso comandar pelo exemplo”, salientou ele.

Entusiasta da capacitação dos policiais militares, o coronel Anselmo Brandão evocou a frase atribuída ao pensador e filósofo chinês Confúcio, “a palavra convence, o exemplo arrasta”, para endossar as palavras do general convidado. “É preciso comandar pelo exemplo, pela presença, o foco de nossas atenções deve ser o policial. É preciso agir de acordo com a forma que queremos vê-los agindo e capacitá-los sempre”, complementou o comandante.

De acordo com o diretor da Academia de Polícia Militar - APM, coronel Anselmo Bispo, após 120 horas de curso, que ocorrerão até o dia 16 de dezembro, nas dependências da APM, os oficiais superiores estarão capacitados para o gerenciamento de unidades da PM dentro da filosofia do policiamento comunitário, e atualizados nas técnicas e táticas policiais militares, nos diversos aspectos de gestão de unidade. “Pretendemos torná-los habilitados a exercerem o comando gerencial do efetivo emprego dos policiais militares através de um planejamento operacional baseado na cientificidade”, finalizou o diretor.

Veja todas as fotos em nossa página: facebook.com/sitejornalisando









Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

[Aberrações de "Evangélicos"] Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação