Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


Neste final de semana, turistas e baianos que forem até o Pelourinho aproveitar o Espicha Verão também encontrarão uma programação especial nos museus situados no Centro Histórico, a partir desta sexta-feira (22/02) a domingo (24).

O Solar Ferrão, o Museu Tempostal e o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica promoverão diversas atividades culturais e educativas e terão seus horários de funcionamento estendidos. Os espaços funcionam das 12h às 20h nos dias 22 e 23 e das 10h às 18h no domingo. As atividades são gratuitas.

O Museu Udo Knoff realizará a oficina “Pequenos artistas recriando obras de Udo Knoff”, em que crianças e adolescentes criarão releituras do acervo que compõe a exposição Toque de Luz – Um Novo Olhar sobre a Obra de Udo Knoff de modo lúdico-criativo e utilizando materiais recicláveis. A atividade será realizada na sexta (22), entre 14h e 16h, e oferece 20 vagas.

Atividades para crianças

Já o Museu Tempostal exibirá, ao longo dos três dias, dois documentários com temáticas relacionadas à exposição Pelourinho – Um cartão-postal da Bahia: Pelourinho (1973), de Vito Diniz, e Comunidade do Maciel (1973), com direção de Tuna Espinheira. Além disso, oferece ao público no sábado (23), às 14h, o filme A invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, que fascina por desvendar o mágico mundo do cinema. O espaço pode receber até 20 pessoas para a sessão.

No dia 24, o Solar Ferrão promove duas atividades. Às 10h, o arte-educador Ubirajara Santos realiza contação de estórias com base em clássicos infantis e na literatura brasileira contemporânea, além de alguns números de mágica. Às 16h, com regência da etnomusicóloga Emília Biancardi, a “Berimbalada”, apresentação musical com berimbaus e outros monocórdios, homenageia o cantor e compositor Carlinhos Brown.

A programação do domingo se encerra com uma Jam Session na Praça das Artes em homenagem ao centenário de nascimento do músico suíço Walter Smetak(1913-1984). A partir das 17h30, Tuzé de Abreu, Fred Dantas, Sergio Souto, Bira Reis, Estevam Dantas e Uibitú Smetak se reúnem para celebrar a obra deste artista e inventor que influenciou músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé e continua inspirando as novas gerações.
O público também pode participar de visitas guiadas nos dias 22 e 23, das 14h às 16h, e no domingo (24), das 10h às 12h e das 14h às 16h. Além de expor a coleção de instrumentos, partituras e plásticas sonoras criadas por Walter Smetak, o Solar Ferrão recebe duas exposições criadas pelo Cortejo Afro (Carnaval Negro Baiano e Homens de Ferro) e exibe mostras de arte africana, arte popular e o acervo de arte sacra do Museu Abelardo Rodrigues.

O Museu Tempostal proporciona uma viagem pela história da Bahia através de postais, imagens e fotografias com as exposições Pelourinho – Um Cartão-Postal da Bahia, Pelos Caminhos de Salvador e Bahia – Litoral e Sertão. O Museu Udo Knoff apresenta a obra do ceramista alemão Udo Knoff e azulejos que trazem parte significativa da arquitetura de Salvador com as mostras Toque de Luz – Um Novo Olhar Sobre a Obra de Udo Knoff e Azulejos de Udo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]