Prefeitura lança novo sistema de transporte coletivo de Salvador. Entenda como vai funcionar
Três consórcios de empresas venceram concorrência e pagaram quase R$ 200 milhões. A partir de Janeiro de 2015, os ônibus em Salvador terão
apenas três cores: azul, amarelo e verde. Assim, vai ser possível ao
passageiro perceber de que área aquele coletivo está vindo, e facilitar a
locomoção pela cidade.
As mudanças não serão apenas estéticas: assim como era até o fim da
década de 1990, o acesso dos passageiros voltará a ser pela porta da
frente, e não mais pela porta dos fundos, como vem sendo atualmente.
Essas são algumas das mudanças demonstradas pela prefeitura durante a
cerimônia de assinatura do contrato com os três consórcios vencedores
da licitação do transporte público de Salvador. Eles terão o desafio de
organizar ainda mais e otimizar a gestão e operação de quase 2.400
ônibus, agilizando a mobilidade urbana da capital.
A assinatura foi feita pelo prefeito ACM Neto e pelos representantes dos
consórcios vencedores. As mudanças incluem, também, a construção de
espaços mais confortáveis para motoristas e cobradores nos terminais de
linha.
“Até o início do ano, serão 630 novos ônibus em operação. Eles são menos
poluentes e vão reduzir a idade média da frota para cerca de 3,5 anos”
assinalou o secretário municipal de urbanismo e transporte, Fábio Mota.
A vigência deste contrato é de 25 anos. As empresas vencedoras pagaram
um valor de 180 milhões de Reais: “este valor vai ser usado totalmente com
investimentos em mobilidade urbana, tanto que determinei ao secretário
da fazenda que crie uma conta exclusiva para isso”, assinalou o prefeito
ACM Neto.
A divisão das áreas ficou muito parecida a uma feita anteriormente pelo,
na época, prefeito João Henrique: Salvador havia sido dividida em
quatro áreas: A – Subúrbio e Cidade Baixa, B – Miolo (que é uma área
limitada pela Avenida Paralela e BR 324, C – que compreendia a orla
atlântica da capital e a D – que ia da Barra até a Pituba.
Agora as antigas áreas C e D são apenas a área C, com uma frota de
765 ônibus,
distribuídos em 158 linhas. O miolo, chamado de área B,
com 145 linhas e mais de 800 coletivos, e a área A, com 129 linhas e 814
ônibus.
As mudanças não vão interferir nas conquistas já obtidas pela
população, como a integração entre ônibus e a meia passagem aos domingos
para quem pagar a passagem em dinheiro, e o transporte ganhará mais
agilidade:
“Todos os coletivos terão GPS, que vai permitir, no futuro, que o
passageiro monitore, através de um aplicativo, quanto tempo vai demorar
até que o ônibus chegue ao ponto. As empresas e a prefeitura vão
controlar a circulação destes veículos, trazendo mais mobilidade e
agilidade para o transporte”, afirmou ACM Neto.
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