Prefeitura lança novo sistema de transporte coletivo de Salvador. Entenda como vai funcionar

Três consórcios de empresas venceram concorrência e pagaram quase R$ 200 milhões. A partir de Janeiro de 2015, os ônibus em Salvador terão apenas três cores: azul, amarelo e verde. Assim, vai ser possível ao passageiro perceber de que área aquele coletivo está vindo, e facilitar a locomoção pela cidade.

As mudanças não serão apenas estéticas: assim como era até o fim da década de 1990, o acesso dos passageiros voltará a ser pela porta da frente, e não mais pela porta dos fundos, como vem sendo atualmente.

Essas são algumas das mudanças demonstradas pela prefeitura durante a cerimônia de assinatura do contrato com os três consórcios vencedores da licitação do transporte público de Salvador. Eles terão o desafio de organizar ainda mais e otimizar a gestão e operação de quase 2.400 ônibus, agilizando a mobilidade urbana da capital.

A assinatura foi feita pelo prefeito ACM Neto e pelos representantes dos consórcios vencedores. As mudanças incluem, também, a construção de espaços mais confortáveis para motoristas e cobradores nos terminais de linha.

“Até o início do ano, serão 630 novos ônibus em operação. Eles são menos poluentes e vão reduzir a idade média da frota para cerca de 3,5 anos” assinalou o secretário municipal de urbanismo e transporte, Fábio Mota.

A vigência deste contrato é de 25 anos. As empresas vencedoras pagaram um valor de 180 milhões de Reais: “este valor vai ser usado totalmente com investimentos em mobilidade urbana, tanto que determinei ao secretário da fazenda que crie uma conta exclusiva para isso”, assinalou o prefeito ACM Neto.

A divisão das áreas ficou muito parecida a uma feita anteriormente pelo, na época, prefeito João Henrique: Salvador havia sido dividida em quatro áreas: A – Subúrbio e Cidade Baixa, B – Miolo (que é uma área limitada pela Avenida Paralela e BR 324, C – que compreendia a orla atlântica da capital e a D – que ia da Barra até a Pituba.

Agora as antigas áreas C e D são apenas a área C, com uma frota de 765 ônibus,
 distribuídos em 158 linhas. O miolo, chamado de área B, com 145 linhas e mais de 800 coletivos, e a área A, com 129 linhas e 814 ônibus.

As mudanças não vão interferir nas conquistas já obtidas pela população, como a integração entre ônibus e a meia passagem aos domingos para quem pagar a passagem em dinheiro, e o transporte ganhará mais agilidade:

“Todos os coletivos terão GPS, que vai permitir, no futuro, que o passageiro monitore, através de um aplicativo, quanto tempo vai demorar até que o ônibus chegue ao ponto. As empresas e a prefeitura vão controlar a circulação destes veículos, trazendo mais mobilidade e agilidade para o transporte”, afirmou ACM Neto.

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