8 dúvidas de Português que te deixam com o cabelo em pé

Em entrevista à Exame, o professor de Língua Portuguesa,  Diogo Arrais, reuniu as oito principais palavras e expressões em Português que geral confusão, dor de cabeça e deixam muita gente de cabelo em pé. Esclareça e saia escrevendo e falando direitinho por aí.

1) Atenuante é palavra masculina ou feminina? É palavra feminina: uma atenuante, a atenuante. Vejamos a frase: "A atenuante, no caso de doping, foi o fato de a substância ser reconhecida há pouco tempo pelo Conselho."


2)Baiuca ou Baiúca?De acordo com as novas regras ortográficas, os hiatos precedidos de ditongo decrescente não fazem mais uso do acento gráfico. Seguem essa nova norma: Sauipe, Guaiuba, feiura, bocaiuva etc.

3)Cãibra ou Câimbra?As duas formas estão corretas, porém é mais comum a primeira.


4) Chegar em casa?Caso você responda a uma prova de concurso público, por exemplo, só vale o padrão: CHEGAR A CASA. O verbo "chegar", intransitivo, só aceita a preposição "a". Apesar disso, muitos estudiosos, há consideráveis anos, já defendem o uso da preposição "em".Fica a dica: em processos seletivos, apenas a preposição "a".


5) Delação ou Dilação?
A palavra "delação" significa denúncia: "As delações premiadas têm ajudado muito a Justiça."Dilação é prorrogação: "O jogo teve uma dilação de cinco minutos."



6) De manhã ou pela manhã? Ambas as construções estão corretas.


7) Estar de férias ou estar em férias? A semântica das preposições merece enorme respeito. Sendo assim, "em" significa "lugar ou tempo em que se está": estar em férias, estar no trabalho, estar no intervalo, estar em casa.



8) Exportar para fora?Famoso pleonasmo vicioso, redundância viciosa, já que "exportar" significa "transportar para fora": "Sousa exporta alimentos integrais."

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação