Pronatec 2016 tem 2 milhões de vagas em cursos gratuitos

O Pronatec avançará no atendimento do público da educação de jovens e adultos, por meio do Pronatec EJA, e na oferta de cursos a distância, com o uso de tecnologias educacionais para o autoestudo e posterior certificação profissional, por meio do e-Pronatec.
As ações do Pronatec em 2016 buscam a melhoria da qualidade e a expansão da oferta de educação profissional, e se articulam com o Reconhecimento de Saberes e com construção de Itinerários Formativos, para estimular o jovem e o trabalhador que retomem a sua trajetória nos estudos e, consequentemente, elevando a sua escolaridade e seu nível de formação profissional.
Objetivos do Pronatec:
I – expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II – fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
III – contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
IV – ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
V – estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
VI – estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.
Pronatec EJA
O Pronatec EJA é uma modalidade da Bolsa-Formação do Pronatec, para atendimento de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma estratégia para ampliar a atratividade da educação para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade própria. Os cursos da EJA passarão a ser organizados de maneira a contemplar os conhecimentos advindos do mundo do trabalho e das experiências de vida dos estudantes, por meio de reconhecimento de saberes, na perspectiva de garantir o direito à educação ao longo da vida.
A previsão é de que, em 2016, o Pronatec EJA seja ofertado pelas entidades do Sistema S, pelos Institutos Federais e pelas redes estaduais e municipais de EPT. As vagas serão definidas a partir da pactuação entre os parceiros do Pronatec.
E-Pronatec
Jovens e trabalhadores poderão realizar cursos por meio de autoestudo utilizando plataformas digitais, animações e outros objetos de aprendizagem, acessados diretamente na internet, na TV escola e em outras TVs educativas, além de cursos ofertados no modelo a distância com a participação de professores e tutores nos polos de ensino a distância.
A utilização de tecnologias educacionais e de informação e comunicação permitirá maior flexibilidade no processo formativo, tanto na organização dos tempos quanto nos locais de ensino e aprendizagem dos cursos do Pronatec.
Alguns cursos de autoaprendizagem serão oferecidos de forma a possibilitar a certificação em instituições de ensino como o SENAI ou os Institutos Federais, que estarão aptas a validar os conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes que concluírem os cursos.
Instituições Parceiras
São ofertantes da Bolsa-Formação:
  • os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as demais instituições da Rede Federal de EPCT;
  • as instituições públicas das redes estaduais, distrital e municipais e fundações públicas precipuamente dedicadas à educação profissional e tecnológica;
  • as instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT);
Cursos Pronatec
O Pronatec oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Em parceria com as Redes Federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas.
São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada.
Cursos Técnicos
Os cursos técnicos são ofertados em três formas: na forma concomitante, na forma integrada e na forma subsequente. Cada um deles é voltado para um público diferente. Os cursos técnicos e sua duração mínima estão disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Cursos técnicos concomitantes: são cursos voltados para alunos que estão cursando o Ensino Médio, preferencialmente nas redes públicas. O aluno que tiver interesse nesse tipo de curso pode entrar em contato com a secretaria da sua própria escola para pedir mais informações, ou pode buscar vagas remanescentes (não preenchidas) por meio de inscrição online.
Cursos técnicos integrados: são cursos para alunos que pretendem começar o Ensino Médio já em articulação com o ensino técnico.
Pelo Pronatec, são ofertados para alunos de Educação de Jovens e Adultos. Nesse caso, o interessado poderá fazer contato com a secretaria de educação do estado ou do município. Também há cursos integrados para alunos que vão cursar o ensino médio em idade regular. Nesse caso, são ofertados pelos Institutos Federais e escolas técnicas estaduais.
Cursos técnicos subsequentes: são cursos voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O acesso dá-se pela nota do ENEM.
Institutos Federais, Serviços Nacionais de Aprendizagem e escolas técnicas estaduais também ofertam esses cursos dentro se seus calendários próprios de matrícula.
Como se Inscrever
Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure-os para conhecer o calendário de matrículas das vagas do Pronatec nessas instituições.
Além disso, pela Bolsa-Formação do Pronatec, serão ofertadas vagas a partir de maio de 2016. Até lá, os parceiros do Pronatec levantarão as demandas locais e pactuarão com as unidades de ensino. As vagas a serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC.
O aluno que tiver interesse nesse tipo de curso pode entrar em contato com a secretaria da sua própria escola para pedir mais informações, ou pode buscar vagas remanescentes (não preenchidas) por meio de inscrição online caso ainda haja vaga para sua cidade: http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Fim do 1º Turno do Brasileirão e o Leão é o Rei, veja como:

Policial militar é morto a tiros na Praia de Guaibim

Congresso discute temas atuais na vida dos jovens cristãos

[Luto na PMBA] Desabafo de um Policial/Jornalista pela morte de mais um colega

Rondesp RMS prende indivíduos com drogas