Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública é inaugurado na Bahia

Com um investimento de  R$ 260 milhões, a Bahia recebeu hoje o Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho. O  centro  é considerado o maior de inteligência no país, o espaço vai reunir todas as forças de segurança do estado - polícias Militar, Civil e Técnica e Corpo de Bombeiros - além de agregar as federais e municipais.

Foto: Manu Dias/GOVBA
Localizado no Centro Administrativo da Bahia(CAB), o local vai funcionar como cérebro operacional da Segurança Pública ininterruptamente, envolvendo a participação de mais de 400 profissionais. De acordo com  secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o centro serve como concentração para eficácia da ação policial.  “A tomada de decisão fica muito mais qualificada, pois com o trabalho integrado da polícia, fica melhor para atender a população”, afirmou Maurício Barbosa.

Foto: Manu Dias/GOVBA
Quem compartilha da mesma opinião é o governador Rui Costa, que também participou do evento de inauguração,  o espaço vai atender à população em todos os aspectos.“O Centro vai servir para além da segurança pública; é um equipamento de defesa social, que vai beneficiar a população em diversos aspectos. Pretendemos trazer para a unidade, por exemplo, as imagens de todos os hospitais e escolas estaduais da Bahia, até dezembro”, afirmou o governador.

Foto: Manu Dias/GOVBA
O governador também informou que as imagens conta com o apoio da iniciativa privada, com o intuito de fortalecer  a segurança no estado. Imagens em tempo real das cerca de mil câmeras integradas ao sistema serão monitoradas, além das câmeras da CCR, concessionária do metrô, e da ViaBahia, que administra as BR-324 e BR-116.

 Foto: Manu Dias/GOVBA
“A determinação do nosso governo é planejar ações que estejam à altura dos baianos. É nossa maior realização no âmbito da segurança pública até o momento”, comentou o governador Rui Costa.
CENTRO
Foto: Carla Ornelas/GOVBA
Localizada em um prédio de quatro andares, a unidade ocupa uma área de 13 mil metros quadrados no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e funcionará como cérebro operacional para ações de segurança. Com investimento de R$ 260 milhões, provenientes de recursos estaduais, o centro é considerado como o maior sala de operações policiais da América do Sul, envolvendo a participação de 400 profissionais.

Foto: Manu Dias/GOVBA
O local conta com sala de monitoramento, onde uma tela de 14 metros de largura receberá imagens em tempo real das mais de mil câmeras integradas ao sistema, incluindo as da CCR,  e da Concessionária Via Bahia, além das imagens captadas pelo helicóptero da PM.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação

[PMBA em Notícias (Leia e Baixe)] APM lança informativo O Espadim Tiradentes

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?