#Luto - Fundador das Igrejas Presbiterianas da Bahia morre em Minas Gerais.


Por Edinei Dantas

A Igreja Presbiteriana do Brasil, em especial na Bahia, está em Luto! Faleceu nesta segunda-feira (24), o Pastor Sebastião Guimarães Filho, após lutar contra um câncer, na cidade de Contagem, Minas Gerais, onde pastoreou sua última igreja, antes de sair em licença por conta da enfermidade. Atuante numa época em que os pastores eram respeitados pelo exemplo e chamados de reverendo, o Pastor Guimarães é, direta ou indiretamente o discipulador de todos os Presbiterianos da Bahia, e um dos responsáveis pela expansão desta igreja em nosso estado. Há 33 anos, quando eu tinha apenas 2 anos, ele foi meu segundo pastor na Igreja Presbiteriana da Bahia, na rua da Mangueira, Nazaré, onde tudo começou.

No início de 1982 o Rev. Sebastião Guimarães Filho chegou a Salvador para pastorear a Igreja Presbiteriana da Bahia, que hoje tem 140 anos. Já no mês de abril do mesmo ano, ele apresentou o seu plano de trabalho à igreja, que constava, entre outras coisas, a expansão do presbiterianismo na cidade de Salvador com a abertura de Congregações nos bairros. 

Entre tantas foi criada a Igreja Presbiteriana do Uruguai onde minha família foi congregar, por ser sido na cidade baixa o berço da família de minha mãe, quem conduziu minha família ao evangelho ensinada por minha avó, Doralice, da igreja Quadrangular, embora meu pai fosse filho do pastor Natanael, da Igreja Batista.

Muitos presbiterianos postaram homenagens ao Rev. Guimarães nas redes sociais, ele que é também um dos responsáveis pelo hinário presbiteriano, ainda hoje fonte das músicas de muitas igrejas presbiterianas, de acordo com o site Semeando Vida. “Em 1978 os pastores Sebastião Guimarães Filho e Volmer Portugal foram designados pelo Supremo Concílio para prestar assistência ao nosso trabalho, função que eles desempenharam com dedicação e eficiência, especialmente nas mudanças ocorridas nas letras”. http://www.semeandovida.org/2011/08/historia-do-hinario-presbiteriano_26.html

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Produtividade Policial Militar, prisões e apreensões da Região de Alagoinhas

FIM DE UM MITO! BAHIA TEM MAIS VICE-CAMPEONATOS QUE O VITÓRIA