Projeto de Karatê do Saber de Base Comunitária leva crianças e adolescentes ao quartel da PMBA

Veja todas as fotos em nossa Fanpage: www.facebook.com/sitejornalisando - Aproveite Curta e Compartilhe!

Por Edinei Dantas

Crianças e adolescentes beneficiadas pela Polícia Militar estiveram na tarde desta quarta-feira (22), no Quartel do Comandando Geral, nos Aflitos, onde foram recepcionadas pelo comandante da corporação, o coronel Anselmo Brandão. Os jovens fazem parte do projeto Karatê do Saber, um dos programas de prevenção desenvolvidos nas Bases Comunitárias espalhadas pela Bahia, levando dignidade e oportunidade às comunidades carentes.

Moradores do Bairro Rio Sena e região os 160 alunos do Karatê do Saber são jovens entre 6 e 17 anos, em vulnerabilidade social, matriculados e com frequência escolar. “Eles ganharam a oportunidade de aprender um esporte olímpico para defesa pessoal e até fazer carreira. Alguns deles já tornaram-se campeões dos campeonatos baiano, brasileiro e até pan-americano com indicação para disputar o mundial”, como revela o Soldado R.Costa, um dos responsáveis pelo projeto.

“É uma alegria enorme ver o desenvolvimento destes garotos como pessoa e como atletas, além do carinho que eles demonstram a cada instante aos Policiais Militares. Este é o nosso objetivo. Tratar bem o cidadão e formar, a partir de pequenos, adultos amigos da lei, da ética, da moral, enfim da polícia militar”, disse o comandante geral.

Jadson Ramos Barbosa de 12 anos considera o projeto um sonho dele realizado pela Polícia Militar. “A PM está de parabéns porque as crianças estão aprendendo a ter disciplina e saindo do mau caminho. Estou no projeto desde o início como todos aqui, há cerca de 2 anos e meio, e já fui campeão panamericano em 2013, além de campeão Baiano e Brasileiro”, comemorou ele.

Com duas medalhas de outro e duas de prata conquistadas nos campeonatos Brasileiro e Baiano do ano passado, Hebert Barros, de 14 anos, também nunca havia praticado o esporte antes do projeto e revela que teve sua vida modificada. “Eu era uma pessoa isolada, tinha dificuldade em falar com as pessoas, hoje estou mais espontâneo, tenho muitos amigos de bem”.  

O projeto Karatê do Saber também alcança muitas garotas, entre elas Karina Santana, de 16 anos. “Também sou medalhista nos campeonatos Brasileiro e Baiano graças ao excelente trabalho desenvolvido pelos professores, o soldado R. Costa e o soldado Modesto. Depois dos estudos o karatê é a segunda prática mais importante na minha vida. Através dele consigo me manter bem fisicamente e psicologicamente, além do prazer de dar orgulho a minha mãe a cada conquista ou tentativa”. Quem também é feliz no projeto é Valéria Carvalho. Aos 15 anos, ela considera o projeto um construtor de vidas para todos nós. “Participei da Copa Aberta e do Campeonato Baiano, tendo conquistado quatro medalhas de prata. Estou muito motivada e penso em participar de eventos maiores profissionalmente”, disse ela anunciando que a equipe está passando uma RIFA a fim de custear a disputa do Campeonato Brasileiro deste ano.


Durante a visita os jovens conheceram um pouco da história de Quartel do Comando Geral, e assistiram a apresentações do Coral e do Teatro da PM.




Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador