10 anos de existência e quase um milhão de acessos nos últimos 4 anos, conheça nossa história


Por Edinei Dantas

Nesta quarta-feira (29) o Jornalisando.com completou seu 10º ano de existência com quase 1 milhão de acessos, com números coletados pelo Google somente nos últimos 4 anos! Conheça a seguir um pouco da história dos 10 anos do Jornalisando:

Sua história se confunde um pouco com minha carreira de Jornalista. Surgido nos idos de 2005, durante um trabalho de faculdade, ele foi vislumbrado pelo então aluno de comunicação social, com ênfase em Jornalismo, Edinei Dantas, como uma ferramenta de treinamento da prática jornalística em paralelo com outras atividades profissionais. Porém, o Jornalisando vingou e foi ganhando importância, espaço e tempo na vida deste ainda jovem jornalista à medida que foi crescendo em audiência.

Durante sua trajetória o Jornalisando teve muitas caras, assim como acontece quando você olha sua foto de 30, 40 anos e chega a sentir vergonha pelo traje da época. Porém a marca sempre foi a mesma, só alterada neste ano em homenagem aos 10 anos. A marca original foi um presente do amigo designer Rafael Pita. Printamos algumas das imagens do Jornalisando no passado:





O JORNALISANDO É ASSIM ATUALMENTE!!!

MARCA QUASE ORIGINAL
MARCA DOS 10 ANOS
Em seu inicio, Edinei Dantas, que não é web design e nem tinha condições de contratar um, pesquisou por conta própria e a partir de ferramentas disponibilizadas pela própria internet construía meio a facão e administrava o conteúdo do seu site. Ainda assim à época os registros das páginas indicavam boa quantidade de acessos, principalmente contando com as divulgações através do Orkut.

O principal foco do Jornalisando sempre foi o Futebol Baiano, com certa inclinação para informações sobre o Rádio Esportivo da Bahia, tema da monografia de Dantas, e para notícias do mundo evangélico, religião do mesmo. Mas nunca deixou o contexto social e de prestação de serviço com páginas com banco de currículos, anúncios de vagas de emprego, dentre outros.

O caráter esportivo do Jornalisando foi reforçado em 2007, quando o mesmo atuava pelo Jornal A Tarde na editoria de esportes. O jornalista aproveitava as coberturas esportivas diversas e do futebol baiano para alimentar seu portal. Entres as publicações uma super polêmica. Em um trabalho investigativo, uma série de denúncias e provas contra o ex-presidente do Vitória Paulo Carneiro. Em breve scanearemos e republicaremos essas matérias aqui. Na época o jornalista Sheldon Montalvão postou elogio em sua coluna no Jornalisando, Resenha do Montalvão:


Ainda em 2007 o Jornalisando foi visto por uma grande empresa de marketing esportivo de São Paulo, que contratou seu administrador para fazer coberturas com texto, vídeos e fotos dos campeonatos de bairro, material que também foi aproveitado pelo Jornalisando, que acabou ganhando um prêmio no final do ano pela valorização do esporte amador.

Em 2008 Edinei Dantas passou a atuar na Rádio Mundial FM 96,9 do polêmico pastor Eron, que abria espaço para divulgar aberrações e distorções diversas que muitos “pregadores” e líderes evangélicos cometem em Salvador, na Bahia e no Brasil. Na rádio apresentava o Mundial News com notícias diversas, prestação de serviços, música e futebol. Nesta época o Jornalisando deixou de ser apenas um portal na internet para ser um canal no youtube com vídeos dos programas da rádio, entrevistas em shows e eventos, dentre outros.

Neste ano a fotografia começou a ganhar mais espaço no site e surgiu a Pesquisa Cronistas Esportivos, idealizada por Sheldon Montalvão e que premiou os melhores da imprensa esportiva da Bahia sendo citada até hoje por grandes cronistas como o Comentarista Paulo Cerqueira, os narradores Silvio Mendes e João Andrade, dentre outros.


A pesquisa foi um dos grandes catalizadores de acessos para o Jornalisando juntamente com as coberturas de eventos gospel como o Canta Salvador, Clama Bahia, Salvador em Adoração, Adoração & Louvor e até show do Roupa Nova e cobertura de jogos nos estádios de futebol.


Em 2009 Edinei Dantas ingressou na Polícia Militar da Bahia, e o Jornalisando passou a publicar notícias fresquinhas sobre segurança pública e as boas ações da corporação que a grande mídia não destaca. Entre 2010 e 2011 o foco das coberturas jornalísticas era as ações positivas da PM na região do Cabula e Tancredo Neves, área da 23ª CIPM, quando começou a assessorar o então tenente coronel Anselmo Brandão. Em 2012 a nossa área de atuação passou a ser o Pelourinho. Depois toda a região do CPRC-Atlântico e agora é toda Bahia com a ascensão do coronel Anselmo ao comando geral da corporação.

Em 2014 o Jornalisando voltou ao Rádio através da Rádio 100,7, em programas dedicados ao Vitória e nas Broncas do Batatinha com resenhas dos jogos de Bahia e Vitória no Brasileirão.



Voltando a 2009 foi o ano em que o Jornalisando trocou o Orkut pelo Facebook. Em 2010 trocou as construções amadoras de Edinei Dantas para um formato mais profissional e fácil de ser atualizado, o BLOGGER da GOOGLE, justamente no aniversário do jornalista, 04 de dezembro. A partir daí foi possível uma contagem fidedigna do alcance do Jornalisando revelando gratas surpresas.

As páginas do Jornalisando registram quase 1 milhão de acessos desde o dia 04/12/2010, quando o Google passou a disponibilizar relatórios sobre o trafego em nosso site. Vamos a eles:

- A estatística geral aponta que apenas nos 4 anos de registro do Google o Jornalisando teve 902.928 mil acessos:



- Neste período a postagem mais acessada foi da matéria sobre a morte do jornalista Mesquita - [Luto na Crônica Esportiva] Morre Jornalista José Carlos Mesquita, Enterro será hoje com 25.398 acessos:


- A maioria das pessoas que acessam o Jornalisando o busca através da pesquisa Google com 18.828 acessos, mas em segundo lugar, 10.102 dos acessos são de pessoas que digitam diretamente o endereço do site:

Esta última imagem mostra que o Jornalisando, obviamente, tem seu maior público no Brasil com 518.662 mil acessos, porém mais de 300 mil dos nossos acessos vem dos Estados Unidos. Alemanha, Portugal, Rússia, França, China, Malásia, Índia e Ucrânia também originaram acessos ao Jornalisando.



No mês de Março deste ano o Jornalisando lançou sua Fanpage: www.facebook.com/sitejornalisando, que já alcança uma média de 20 mil pessoas acessando por semana.

Aproveitamos o encerramento desta matéria para parabenizar e agradecer a todos os colaboradores que pertenceram e pertencem à equipe Jornalisando: o Grande mestre Paulo Leandro, Tiago Queiroz, Sheldon Montalvão, Catiane Magalhães, Jamile Damasceno, Pitt Canário, Barbara Rebouças, Cristina Ribeiro, Danilo, Alba Regina, Julio César, Eduardo Oliveira, Gleicijane Hora.

*Como parte das comemorações dos 10 anos do Jornalisando vamos publicar posteriormente matérias contando fatos marcantes publicados em nosso site desde que ele foi lançado.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional