#Policiando - Polícia Militar promove Ciclo de Palestras na Faculdade Ruy Barbosa



 
Por Edinei Dantas

Aconteceu nesta terça-feira, 22, no Campus da Faculdade Ruy Babosa, no Rio Vermelho, a abertura do 1º Ciclo de Palestras da 40ª CIPM e Bases Comunitárias de Segurança – BCS (Chapada do Rio Vermelho, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz. O evento promovido pelo Comando de Policiamento Regional da Capital – CPRC-Atlântico - tem como objetivo incentivar atividades de educação continuada com os policiais militares das Bases Comunitárias conforme explicou o Major PM Fernandes, oficial do CPRC-A. “Buscamos junto às diretrizes já existes em nosso comando regional, implementadas pelo comandante Coronel PM Anselmo Brandão, promover a educação continuada, e a preparação teórica de nossa tropa para uma ação mais consciente, humana e comunitária, além de mostrá-los a importância da prevenção no cuidado da saúde e outras ações burocráticas que o funcionalismo público exige”, explicou. O evento vai ocorrer até a próxima sexta-feira, dia 25, e em cada dia uma turma diferente, formada por cerca de 60 policiais, totalizando 240, participará do encontro.

 

Neste primeiro dia representantes do Serviço de Valorização Profissional - SEVAP – palestraram sobre o Programa de AutoCuidado, com a finalidade de promover orientações nos mais variados temas concernentes ao serviço social, à saúde mental e orgânica, bem como direcionamentos e esclarecimentos jurídicos como forma de prevenção e auxilio aos policiais e bombeiros nos possíveis problemas. Entre as informações transmitidas geraram muitas perguntas quando se falou de previdência, seguro de vida e apoio jurídico, como nos explicou a assistente social e Soldado PM Tatiana Jesus. “As maiores dúvidas são quanto às indenizações em caso de acidente que hoje está no valor de R$ 60.000,00, e que pode ser pago a qualquer pessoa que o policial cadastrar previamente, mesmo que esta pessoa não faça parte da família. Outra dúvida é quanto a previdência, cujas regras excluem os pais do recebimento de pensão”, esclareceu ela. Já a advogada e Sub Tenente Claudia orientou os policiais a utilizar o departamento jurídico do Sevap, que é gratuito, e está disponível para todos.

Na sequencia o Tenente Coronel Deiró, ministrou palestra sobre a filosofia de policiamento comunitário, e a importância de o policial saber lidar com a comunidade, tendo-a como parceira. “O policial precisa ser mais humano, para que a sociedade tenha-nos como amigos e não seu algoz”, salientou o oficial do CPRC-A. Ao final uma equipe da Uneb realizou palestras e práticas sobre métodos milenares de cuidar da saúde e relaxamento. “É uma forma de tratamento de mais de 10 mil anos, mas que no ocidente só passou a ser utilizada a partir da década de 60, quando se descobriu que existiam doenças que a medicina não convencional não curava. Consiste em técnicas corporais, psicoterapêuticas, quem fazem com que a pessoa se sinta melhor e tenha uma vida mais harmoniosa”, explicou Percival, presidente do sindicato dos terapeutas holísticos e do conselho regional de terapia.

Capitães Rebeca e Flávia
Para a Capitã Flavia, a escolha da 40ª CIPM decorreu devido ser a unidade que reúne a maior quantidade de Bases Comunitárias em sua área de atuação. “A iniciativa é muito bem vinda, os efeitos esperados após esse curso tendem a ser muito benéficos para o policial de um modo geral e para a comunidade, pois terá um policial bem mais preparado”, complementou ela.

O sargento Suetone, que foi um dos beneficiados com o ciclo de palestras, parabenizou a iniciativa. “O Sevap faz um serviço de assistência social não só para o policial, como para sua família, e o evento nos possibilitou conhecer serviços que não sabíamos que estava em nosso alcance. Acho muito importante esse tipo de evento, a palestra é ótima e acho que deve ser feito com toda corporação”, salientou.

Logo mais todas as fotos do 1º dia do Ciclo de Palestras no www.facebook.com/jornalisando e produziremos matérias em áudio com a íntegra de entrevistas com representantes do SEVAP, com informações importantes e esclarecedoras para os policiais militares. A áudio matéria estará disponível na Rádio Jornalisando, que pode ser acessada no www.jornalisando.com ou no www.facebook.com/jornalisando

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar