[SEU DIREITO] Dia Internacional do sexo forte

Por Jamille Damaceno - Estudante de Direito pela Ucsal e colaboradora do Jornalisando

Estamos no mês das mulheres e no dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, que se originou a partir das manifestações de mulheres que buscavam por melhores condições de vida, de trabalho e também pelo direito de voto. Foram muitas as vitórias que as mulheres conseguiram conquistar desde os tempos mais remotos, onde elas eram completamente submissas aos homens e eram obrigadas a ficar sob a “tutela” masculina.

Felizmente nossa Constituição de caráter democrática e igualitária assegura a classe feminina uma série de direitos e tem o objetivo de promover o bem de todos sem preconceito de sexo (Art. 2º, inciso IV). Podemos visualizar ainda o princípio da igualdade consagrado no Art. 5º: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza [...] Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos desta Constituição” (inciso I).

É evidente que o papel da mulher na sociedade hodierna que vivemos passou a ter relevante importância e não mais ser limitada aos afazeres domésticos. Cada vez mais elas vêm ganhando seu espaço em muitos setores do mercado de trabalho e desenvolvem funções que antes eram executadas apenas pelos homens.
E ainda há quem diga que nós somos o “sexo frágil”, esses estão extremamente enganados, pois nós mulheres fazemos tudo que os homens fazem, só que de salto alto!!

PARABÉNS A TODAS PELO NOSSO DIA!   
  

Comentários

  1. Muiito bom é isso ai, e ainda tem gente que tem preconceito quando ver uma mulher trabalhando num serviço que indiretamente seria pra os homens. Viva o Dia Internacional da Mulher!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Espero que cada vez mais, nos mulheres possamos alcançar nossos objetivos, pois por mais que a lei lute para isso ainda podemos encontrar pessoas ignorantes capazes de agredir e limitar a mesma. Parabéns Mulher pelo seu dia, pela sua ''vitoria'' ! Diana Alves

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto!! Eu acho muito importante essa maneira como a mulher vem conquistando o mundo. Enfrentando preconceitos com muita força de vontade e superando muitos homens em diversas coisas. Muitas mulheres hoje ocupam cargos de grande importância, o maior exemplo que temos e da Presidente Dilma, que sem dúvidas colaborou muito para esse progresso da mulher na sociedade.
    Viva a mulher!!
    E para todas as mulheres um parabéns pelo seu dia!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoreii esse texto!! Bom texto que relata a realidade das mulheres e assim a cada dia podemos mostrar a sociedade que passou o tempo em que as mulheres eram "dominadas" pelos homens. "E ainda há quem diga que nós somos o “sexo frágil”, esses estão extremamente enganados, pois nós mulheres fazemos tudo que os homens fazem, só que de salto alto!!" concordo plenamente!!

    Parabéns Mulheres!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador