#PMCidadania - Base Comunitária da PMBA reúne grávidas para orientação e entrega de enxovais




Centenas de famílias estiveram reunidas na manhã desta terça-feira, 10, no auditório da Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, em Salvador. Na oportunidade proferiu-se palestras sobre a importância do uso da água saudável e de melhoria na qualidade da saúde materna e neonatal. Ao final foram distribuídos 100 kits gestantes contendo banheira fraudas e outros itens importantes no enxoval das futuras mães que estiverem realizando o pré-natal regularmente. Foram distribuídos também 100 filtros de 8 litros para as donas de casa que não possuem equipamentos para tratar a água. As ações foram realizadas pelo Governo do estado através de parceria entre a Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar e as Voluntárias Sociais, através do programa Pacto pela Vida, e o posto de saúde Dr. Orlando Imbassahy, agentes da vigilância sanitária e os líderes comunitários. Há 7 anos as voluntária sociais encampam estas ações na Bahia.



A enfermeira Rita Domingues falou sobre a importância da qualidade da água. “A água é essencial para nossas vidas, porém quando é de má qualidade pode nos ocasionar doenças, que inclusive podem levar à morte” salientou ela. O Programa água saudável visa alertar as lideranças comunitárias e gestores sobre a importância de, junto com os agentes comunitários de saúde e profissionais da vigilância sanitária das unidades de saúde, realizar ações voltadas para melhoria da água consumida pela população.

Já a coordenadora das voluntárias sociais, Tânia Nogueira, passou orientações de como as grávidas podem salvar a própria vida e a vida de seus filhos. “Existem mulheres que não sabem que têm que fazer o pré-natal, têm as que não querem fazer e têm as que vão fazer e não acham profissionais disponíveis. O pré-natal é muito importante para garantir a nossa vida e a do bebê”, explicou ela que ainda elogiou o trabalho do posto de saúde junto com a base de segurança do Bairro da Paz. “Sem eles estes programas não teriam o sucesso alcançado”, finalizou.


Comandante da Base Comunitária de Segurança – BCS – o Tenente Henrique falou sobre o papel da polícia militar neste processo. “Buscamos quebrar as barreiras que ainda existem entre a polícia e a comunidade. A polícia militar vai além da segurança pública. Firmamos o compromisso de ajudar a comunidade na busca pela qualidade de vida e isso inclui a saúde da população. Quantas vezes atendemos os clamores das grávidas nas madrugadas e damos socorro?”, disse ele.


Após receber seu Kit Gestante das mãos do Tenente Henrique, Adriana de Jesus Silva, grávida de 5 meses, agradeceu a iniciativa. “Temos a possibilidade de cuidar da saúde do nosso bebê e passamos a ter mais consciência de como termos uma gravidez saudável. Além disso, o kit ajuda principalmente quem não tem condição de comprar”, enalteceu.



A gerente do posto de saúde, Vecia Abude, entregou o primeiro filtro para a dona de casa Aline Geane, que também parabenizou o programa. “Esse pacto é muito bom, pois ajuda a gente a cuidar da saúde aprendendo sobre como manter a água limpa e fornecendo água potável para a gente e para as crianças. A comunidade está mais em paz com a presença da base comunitária, eles (os policiais) estão sempre ali com a gente”, finalizou.








Texto e Fotos: Edinei Dantas – SD PM
Jornalista - DRT:. 2579

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar