#JornalisandoCuriosodades - Você sabe o que é a planta Bíblica de Mandrágora?

Citada na Bíblia, nos livros de Gênesis e Cantares, as mandrágoras se tornaram para mim, e creio que para muitos, objeto de curiosidade.Que tipo de planta despertaria à atenção de Léia e Raquel à ponto de trocarem mandrágoras por uma noite com Jacó? Ela realmente possui efeitos afrodisíacos?
Fiquei surpresa ao constatar que grande parte das informações sobre a planta disponível na Internet têm origem em sites e blogs de ocultismo, mais precisamente de bruxaria.Para cada 15 desses sites, existem2 cristãos trazendo informações sobre a planta. Seremos portanto, mais uma fonte de pesquisa cristã entre tantas ocultistas. Não desprezarei contudo os fatos místicos que envolvem a planta e seu uso.

"As mandrágoras dão cheiro, e às nossas portas há toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; ò amado meu eu os guardarei para ti". (Cantares 7:13)


Nos textos bíblicos elas estão sempre relacionadas a romance. O nome hebraico para mandrágoras é : "dudhaim", formado pela mesma raiz de "amor" o que contribui para que a planta seja considerada afrodisíaca e de aumento da fertilidade humana, principalmente no oriente médio. Esse pensamento, no entanto, também pertence aos europeus.



As mandrágoras são plantas muito perfumadas, originárias da região do mediterrâneo,têm caule curto e emitem uma roseta de folhas de cujo centro possuem hastes de flores nas cores violeta e azul. São da família Solanaceae.Existem dois tipos de mandrágoras: oficinal, ou seja, de uso médico (mandrágora officinales) e mandrágora fêmea(nome popular), já que ambos os tipos são hermafroditas; possuem os dois sexos.


MANDRÁGORAS, INQUISIÇÃO E SUPERSTIÇÃO
Por sua raiz antropomorfica (forma humana), a planta contribui para seu renome como planta mágica. As ditas bruxas e feiticeiras "esculpem" a raiz e lhes acrescenta detalhes para usarem como "fórmula do amor".

No século XVI, queimavam mandrágoras e guardavam as cinzas com todo o cuidado, envolvendo-as em lenços de sêda ou linho, na crença de que isso traria felicidade.

Durante a inquisição a mandrágora era tida como planta maldita, por ser atribuída a ela poderes místicos. As penas imputadas à quem era encontrado com mandrágoras eram severas.


EFEITO MANDRÁGORA OU MANDRAK (mandrágora em inglês)

Por ser considerada tóxica, ela é um anestésico tão potente que quem o experimenta aparenta estar morto. Produz visões, alucinações e delírios que podem levar a demência. São-lhe atribuídas propriedades: Afrodisíaca, alucinógena, analgésico e narcótica. Já foi muito usada como anestésico em operações, principalmente pelos romanos. É uma planta rara e seu valor comercial é caríssimo.

LÉIA, RAQUEL, AS MANRÁGORAS E JACÓ
No texto bíblico de Gênesis 30:14, o filho de Léia, chamado Rúben, acha mandrágoras no campo e as dá a sua mãe. Raquel desejosa das mandrágoras propõe um trato: Alugar seu marido em troca da planta. Não sei de que serviriam as mandrágoras a Raquel sem o seu marido por perto. Raquel guardou as mandrágoras para uma outra ocasião ou as usou em algum rito supersticioso. O próprio poder afrodisíaco atribuido as mandrágoras já demonstra uma fé abalada.

RAQUEL PREFERIU AS MANDRÁGORAS; LÉIA ,A ORAÇÃO.
Deus concedeu um filho a Léia(Isaacar), fruto do relacionamento com Jacó, na noite em que foi alugado pelas mandrágoras. Gênesis 30;17 diz: "E ouviu Deus a Léia, e concebeu e teve o quinto filho".

SUPERSTIÇÃO: Conduz a criação de crenças ou práticas, nas quais se manifesta a tendência de atribuir a causas sobrenaturais ou ocultas, fenômenos explicáveis naturalmente.

Raq
uel era estéril, sua crença nas mandrágoras não a tornou fértil lhe dando o filho tão esperado.Deus abomina todo e qualquer tipo de superstição.

O MILAGRE SEM MANDRÁGORAS

"E lembrou-se Deus de Raquel, e Deus a ouviu, e abriu a sua madre". Gênesis 30:22
A fé no Deus verdadeiro lhe deu dois filhos: o abençoado José e Benjamin.

Acr
edito que essa planta está ligada ao amor, como cita Cantares, por ser: perfumada, e seu próprio nome sugerir romance. Receber mandrágoras seria, e com certeza o é, mais impressionante que receber buquês de flores ou rosas, que apesar de muito bonitas, podem ser encontradas com facilidade, ao contrário das mandrágoras.


Quanto às suas propriedades medicinais; se comprovam pelo seu uso entre os romanos. Eles a utilizavam como anestésico em cirurgias. Quanto aos seus poderes afrodisíacos e de aumento da fertilidade humana; não encontrei nenhum artigo científico comprovando-os. Para mim, contudo, a narrativa bíblica em Gênesis é suficiente para dismistificar a fama de planta milagrosa.

Fontes:
Harrypotter.com
br.answers.yahoo.com
carcasse.com
Wikipédia.com

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar