#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 27 a 29



9º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Gênesis 27 a 29.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 27 a 29.



Por Edinei Dantas

A leitura desta segunda, 02, narra uma história meio estranha. Uma pessoa traiçoeira, mentirosa, que se deu bem enganando o próprio pai e ainda utilizou o nome do Senhor como parte da mentira. No final da leitura, ele até provou do próprio veneno e foi enganado, mas continuou se beneficiando da mentira que armou com a ajuda da mãe.

Pois bem, Isaque chamou seu queridinho Esaú para que conseguisse uma caça e cozinhasse para ele e recebesse sua benção, já que previa estar perto de cheirar Rosas pela raiz. Raquel então bateu o fio para o mimado Jacó e armou para que este enganasse Isaque e roubasse a benção do irmão. Vestido com as vestes com o cheiro de Esaú, Jacó deu para o pai a comiga feita por Rebeca e disse ainda que foi Deus quem tinha enviado a presa por isso chegou tão rápido. Isaque o abençoou. Dentre outras coisas ele governaria sobre seu irmão Esaú.

Revoltado Esaú implorou uma benção ao pai, mas a que sobrou para ele estava mais para maldição. Foi a segunda vez que Esaú tomou by pass do irmão. A primeira foi a primogenitura perdida em troca de um prato de comida.

Rebeca falou para Jacó que Esaú pegou ar, colou as placas, queria matá-lo e deu fuga ao filho para a terra de sua parentela. Já Esaú foi desafogar suas mágoas na terra de seu pai e pegou outra mulher além da que já tinha, como pirraça contra seu pai, que tinha ordenado a Jacó que não pegasse para si das mulheres de sua parentela.

No caminho o trapaceiro Jacó dormiu e em sonho Deus disse que lhe daria aquela terra onde estava. Ambicioso Jacó barganhou com Deus. Disse que se o Altíssimo fosse com ele lhe sustentando de todas as maneiras, que ele daria o dízimo de tudo que conseguisse. Como se Deus precisasse do Dízimo dele. A benção de Deus vem pela graça e misericórdia. O que oferecemos a Deus não é mais que nossa obrigação. Deve ser por isso que hoje tem tanta gente mercantilizando a palavra de Deus e lotando igrejas vendendo milagres e promessas de riqueza.

Chegando às terras da parentela de sua mãe Rebeca Jacó logo se encantou por Raquel, mulher formosa de porte (corpo) e semblante (rosto). Ou seja, pelo visto ela passaria com louvor no PSQ – Padrão Selva de Qualidade. O problema nesta história é que Raquel tinha uma irmã mais velha chamada Lia e o costume era dar a mais antiga primeiro. Apaixonado Jacó se dispôs a comprar sua gata por sete anos de trabalho e o danadinho do Labão aceitou. Porém quando terminou o prazo Labão disse que ao contrário do combinado Jacó teria que levar Lia primeiro. E como se não tem tu vai tu mesmo Jacó fez ousadia com Lia e trabalhou mais sete anos para ter Raquel. Já com Raquel ele ainda trabalhou por mais sete anos de quebra para Labão.

Por fim, a leitura de hoje narra a permanência da maldição da esterilidade. Depois de Sara, mulher de Abraão, Rebeca, mulher de Isaque, Raquel, mulher de Jacó também não poderia ter filho. Com isso a desprezada Lia lavou a alma e ajudou a povoar o mundo dando quatro filhos a Jacó, entre eles Levi e Judá, pelo menos até o fim do capítulo 29, pois esse povo tem uma média incrível de filhos por capítulo. Leitura que segue. Até amanhã. 

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar