#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 33 a 36



11º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Gênesis 33 a 36.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 33 a 36.




Por Edinei Dantas

A leitura desta Quarta, 04, começa narrando a reconciliação entre os irmãos Jacó e Esaú. Vale salientar a abnegação de Esaú que apesar de todas as trapaças de Jacó com ele, não demonstrou guardar rancor e perdoou o irmão.

Segue contando o segundo caso de estupro que observamos na Bíblia. O primeiro foi das filhas de Ló que estupraram o próprio pai após embriagá-lo. O segundo estupro foi narrado no capítulo 34 de Gêneses. Diná, filha de Lia com Jacó, saiu para bater perna e foi avistada por Siquém, filho de Hamor, príncipe daquela terra. Ele cresceu o olho pra cima de Diná e estuprou a jovem, mas se apaixonou e pediu para seu pai lhe conseguir ela como esposa. Hamor foi conversar com Jacó e seus filhos, que se iraram ao saber do ocorrido, mas disseram que aceitariam o casamento dela com o criminoso se todos os homens daquela terra fossem circuncidados, assim como o povo de Jacó era.

Os inocentes acreditaram no acordo, mas enquanto os homens daquela terra sofriam com as dores pelos ferimentos no comprimento dos varões, os filhos de Jacó invadiram suas casas, mataram todos, saquearam seus bens e levaram seus filhos e mulheres. Jacó não gostou da história, mas já estava feito.

Jacó pediu para que todos os deuses fossem postos para fora do meio deles, que houvesse purificação e que mudassem as vestes para adorar ao Senhor. Recado que serve para a gente hoje que aglomeramos tantos deuses, desejos pessoais e várias outras coisas que colocamos como prioridade no lugar do Altíssimo.

Jacó já havia tido o nome alterado para Israel, mas parece que não pegou e Deus mudou novamente.

Raquel, que queria tanto dar filhos a Jacó, voltou a engravidar, mas este seu desejo acabou se tornando seu mal. Quando seu filho nasceu ela teve complicações e morreu. Antes do último suspiro era colocou o nome do filho Benoni, mas Jacó não respeitou o desejo da mãe e mudou o nome do filho para Benjamim.

Rubens, primogênito de Jacó com Lia, fez sexo com Bila, concubina de seu pai e mãe de alguns de seus 11 irmãos.

Isaque viveu 180 anos e morreu.

Aná, filha de Zebeão, descobriu águas termais no deserto, quando apascentava os jumentos de seu pai.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando