#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Êxodo 20 a 24



33º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Êxodo 20 a 24.


Breve resumo sem muita análise para não alongar. Êxodo 20 a 24.



Por Edinei Dantas

Deus passa a ditar normas para viabilizar a vida em grupo dos israelitas, tanto como Sociedade organizada, como igreja que eram. Observamos no decorrer desta leitura que tais normas foram específicas para aquela comunidade e não nos atingem nos tempos atuais, já que temos que respeitar as normas estabelecidas pela nossa constituição e costumes. Até porque entre as normais está uma espécie de código penal que é barra pesada, bem ao estilo Capitão Nascimento de Tropa de Elite.

Inicialmente Deus revela para Moisés os 10 mandamentos. Coisa fácil de se cumprir, com exceção da guarda do sábado e do amar o próximo como a nós mesmos, porque já fazem parte de nossa ética. Começa pegando no pé dos que adoram a outros deuses e fazem imagens para os tais. Deus disse para não fazer. Não falar o nome de Deus em vão. Lembrar de guardar o Sábado. Honrar o pai e a mãe. Não matar. Não furtar. Não adulterar. Não dar falso testemunho. E não cobiçar nem a casa, nem a mulher, nem os bens do próximo. Até ai tudo mais ou menos certo. Deus se preocupa até com a possibilidade dos homens não darem “lance”, pois como usavam vestidos, Deus orientou que os altares não tivessem degraus para subir “para que a nudez não ficasse exposta”, para os ousados ou ousadas que ficassem embaixo no macete porco.

Porém, começam a aparecer algumas coisas estranhas. Fala da possibilidade do pai vender sua filha como escrava. Da possibilidade do homem ter mais de uma mulher, e se isso acontecesse, ele não poderia diminuir o mantimento da primeira. E principalmente o pesado código penal do olho por olho dente por dente. O assassinato que não fosse direcionado por Deus seria vingado com a morte do assassino. Quem ferisse o pai e a mãe, ou quem os amaldiçoasse também deveria ser morto. Se um ladrão fosse morto pela sua vítima, a vítima não seria culpada. Hoje o policial militar no exercício da sua função, se ferir o marginal paga amargamente por ter cumprido o seu dever de defender o cidadão ou resguardar sua própria vida.

Na parte das Leis Civis e Religiosas, quem conquistasse uma virgem e tirasse sua virgindade teria que pagar seus dotes e a tomar como esposa. Porém, se o pai dá ex-moça se recusasse a lhe dar a garota o safadienho teria que pagar o valor padrão referente ao dote das virgens. Orienta também a não blasfemar contra Deus e nem amaldiçoar o príncipe, ou seja, a autoridade estabelecida sobre aquela comunidade. Além de não comer carne dilacerada no campo. Condenou os juízes que recebessem suborno. Determinou que se desse descanso à terra após os seis anos de exploração de plantio e colheita. No sétimo ano a terra teria que descansar.

#desafio365dias #lerabiblia #ump #servosunsdosoutrosemamor #UMPLiberdade #EdineiDantas #umplerabiblia #desafiocnm

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

[Aberrações de "Evangélicos"] Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação