#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Êxodo 6 a 19



32º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Êxodo 6 a 19.


Breve resumo sem muita análise para não alongar. Êxodo 6 a 19.




Por Edinei Dantas

Deus segue deixando claro que devemos desistir de tentar entender com nosso olhar humano os seus propósitos, pois com nosso pobre entendimento nunca vamos saber por que Deus dificultou tanto as coisas para o povo israelita, assim como já tinha feito com Jó. Mesmo com a justificativa de ser para a divulgação de Sua Glória, eu tenho certeza que Deus acharia fácil maneiras menos trágicas de fazer isso acontecer. Mas vamos em frente! Após a fuga de Moisés e seu povo, Deus voltou a endurecer o coração de Faraó, que montou em seu exército e partiu atrás deles.

A partir daí a história nos faz pensar no quão injusto somos e muitas vezes só confiamos nas promessas de Deus ou dos enviados de Dele, quando vai tudo bem. Ao sinal de dificuldade criticamos e duvidamos. Assim fez o povo de Israel várias vezes, mesmo Deus, em vários momentos, agindo com grande misericórdia. Na parte de maior tensão Deus fez Moisés abrir o mar em dois e seu povo passou a seco. Quando os inimigos tentaram a mesma ousadia foram engolidos pela imensidão das águas. Mais uma vez morreram vários inocentes, que eram obrigados a fazer o que fizeram, pela opção de Deus em endurecer o coração do Faraó. Mas enfim, não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos. “Eu sei que tudo podes, e que nenhum dos seus planos pode ser frustrado”, lembra?

Aquela reunião de pessoas, liderada por Moisés, acabou sendo o embrião original das organizações religiosas atuais, que foi se configurando e modificando no decorrer do tempo. Após marcar um belíssimo gol na seleção do Egito com o artilheiro, futuro Papai de Jesus Cristo, os Israelitas louvaram e adoraram a Deus. As mulheres se soltaram e até dançaram efusivamente ao som dos tamboris de Miriã, que era a mais gaiata. Porém, após a grande euforia, o povo voltou a criticar Moisés e a duvidar da proteção de Deus. O motivo? Só havia água amarga. E o Altíssimo mais uma vez agiu, Moisés jogou uma árvore no mar e a água ficou doce. Ai eu pergunto: Água potável é doce ou sem sabor? Às vezes confesso que encontro umas tão gostosas que parece doce, mas em acho que água doce é kissuqui ou água de coco.

E o povo de Israel, escolhido por Deus, segue com suas demonstrações de hipocrisia, desconfiança, egoísmo e desobediência. Quando a fome apertou os Israelitas voltaram a murmurar e Deus providenciou o que comer, mas disse para pegarem apenas o que fossem comer de imediato. É o Pai sendo o pioneiro na pregação contra o desperdício. Mas alguns não ouviram e com olho gordo pegaram mais do que precisavam. A sobra apodreceu, criou bicho e cheirou mal.

No final desta leitura Deus aproveita mais uma oportunidade para reforçar que o dia escolhido para os seus descansarem era o Sábado. Mesmo dia em que ele descansou após criar o mundo. Deus libera para que o povo colhesse a mais na sexta-feira, para que descansasse no sábado e o santificasse. E mesmo os desobedientes, olhos de tanajura, que saíram para colher no Sábado, nada encontraram. Ai Deus se retou e disse: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?”

Seguiu-se a caminhada e o povo voltou a murmurar por falta de Água, ao que Deus fez brotar água de uma rocha. Foi o primeiro filtro São João da história!!! Jetro, que não é o pastor da Igreja Presbiteriana Esperança em Feira de Santana, observou que Moisés estava centralizando muito a liderança e deu uma aula de organização que muitos líderes de igreja ainda não conseguiram praticar. Ele chamou Moisés a atenção e disse que ele não aguentaria com toda aquela responsabilidade. Está pensando que lidar com gente é fácil? Jetro aconselhou Moisés a orientar o povo, ensinar o estatuto e as leis, lhes mostrar o caminho que deviam andar, e a obra que deviam fazer. Após isso, aconselhou Moisés a procurar entre o povo homens que não fossem avarentos, para os colocarem como chefes. São os que hoje são conhecidos como presbíteros, auxiliadores do pastor, e assim Moisés fez.

Entre as ordenanças Moisés dá uma orientação que é dada aos atletas hoje em dia antes de importantes confrontos esportivos. POLÊMICA!!!! “Estejas prontos ao terceiro dia, e não se chegueis a mulher”, dizendo assim para os escolhidos evitarem fazer sexo para que estejam santificados. O sexo por acaso macula o homem? Até porque o texto não faz referência se a ordem foi para os casados ou para os solteiros. O site Verdades Bíblicas da Associação Bíblica Internacional de Pesquisa é radical e afirma: Jeová declara que o sexo dos humanos é incompatível com a sua santidade. Ele declarou dizendo: “SANTOS SEREIS, PORQUE EU, JEOVÁ VOSSO DEUS, SOU SANTO” (Lv. 19:2). Quando Jeová ordenou a Moisés que chamasse o povo de Israel para receber a lei ao pé do monte Sinai, proibiu o povo de subir ou tocar no monte, sob pena de morte (Ex. 19:12). Então Moisés desceu do monte e falou ao povo, dizendo: “Estai prontos ao terceiro dia; e não chegueis a mulher” (Ex. 19:15). Fica assim provado que a prática do sexo é incompatível com a santidade de Jeová. Não é só neste caso, no qual condena a união sexual. Veja texto Jeová e o Sexo – completo em: http://www.verdadesbiblicas.com.br/?p=789 Peço ajuda aos Teólogos, pois essa eu não entendi!!!

Daqui a pouco Deus vai dar a Moisés os 10 Mandamentos, o principal estatuto do seu povo. Aguardem!!!

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar