#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Jó 1º a 04

16º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Jó 1º a 4.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Jó 1º a 4.




Por Edinei Dantas

A leitura desta Segunda, dia 09, inicia a leitura do livro de Jó. Mas por que Jó? Porque este método de leitura anual da bíblia é o cronológico, e, portanto, a ordem dos livros segue a ordem dos acontecimentos. Os primeiros capítulos do livro de Jó falam dele mesmo, Jó. Homem integro, temente a Deus, com família estruturada onde ele, sua esposa e seus 10 filhos viviam harmoniosamente, em amor. Riquíssimo, considerado o maior da terra de Uz, Jó levantou a ira de satanás pelas suas obras. É aquela coisa. Não é preciso estar em pecado ou afastado de Deus para sofrer provações. Só se joga pedra em árvore que dá fruto, e quando temos nossa vida de acordo com a vontade de Deus o inimigo se levanta contra nós e as vezes Deus permite que ele nos toque para provar nossa fé.

Foi justamente o que aconteceu com Jó. O diabo pediu permissão a Deus para perturbar a tranquilidade da vida de Jó, para provar que ele só era fiel porque estava em uma zona conforto. Deus permitiu e o cão fez estrago. Destruiu as riquezas de Jó e matou seus filhos. Embora transtornado Jô adorou ao Senhor e disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu, o Senhor tomou; bendito seja o Senhor”. E em nenhum momento Jó culpou a Deus pelo que lhe acontecera. 

Não satisfeito o iníquio foi a Deus e disse que ainda duvidava da fidelidade de Jó. E pediu para ferir a pele dele com doenças terríveis e aí sim Deus veria que Jó não manteria sua fidelidade. Deus permitiu, contanto que o chifrudo não o matasse. Jó foi acometido de tumores malignos desde a planta do pé até o alto da cabeça. A coceira era tão grande que Jó se coçava com cacos de telha. Não aguentando conviver com aquilo a mulher de Jó aconselhou que ele amaldiçoasse a Deus e morresse. Mas ele respondeu chamando-a de doida.

No auge das dores chegaram os verdadeiros amigos de Jó. Aqueles que não abandonam nos momentos difíceis. Elifaz, Bildade e Zofar ficaram com Jó por 7 dias e 7 noite, e na ausência do que dizer ficaram calados.

Já não aguentando de dor Jó fraquejou e começou a amaldiçoar o dia de seu nascimento. Questionava o porquê de ter nascido para passar por tudo aquilo. Mas Jó tinha amigos verdadeiros ao seu lado e Efraim lhe deu palavras de conforto nos momentos certos.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional