#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 23 a 26



8º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Gênesis 23 a 26.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 23 a 26.

 
 

Por Edinei Dantas

A leitura deste domingo, 1º, começa em clima de enterro. Após 127 anos de vida Sará veio a óbito de morte morrida. Ela morreu em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã.
Vendo a hora de seu filho sair da donzelice aos 40 anos de idade Abraão mandou seu servo ir para a terra de seu pai caçar uma mulher para Isaque, já que não queria seu herdeiro mor com as piriguetes de outras terras. Temente a Deus e com medo da quantidade de nãos que iria tomar, o servo acerta com o Altíssimo os sinais para identificar a escolhida do Pai para Isaque. E Deus quando escolhe escolhe direito viu, eu que o diga. Foi Rebeca! Mulher linda, corpo perfeito, e que ainda não tinha sido de homem algum. O servo então foi conversar com a família da bela guapa e a mesma aceitou ir ao encontro de seu futuro marido. O primeiro encontro foi no meio do caminho, ela para fazer charminho pôs o véu no rosto, mas Isaque conseguiu ver que valia a pena, levou ela para a tenda, a fez mulher e parou de chorar a perda da mãe Sara.

Insaciável mesmo aos cento e La vai fumaça anos de idade, o vovô galã do Abraão ainda conquistou a quenturinha de Quetura e lhe fez seis filhos, Zinrã, Jocsã, Medã, Mídia, Isbaque e Suá.

Abraão viveu 175 anos e morreu em ditosa velhice, avançado em idade. Foi sepultado na caverna de Macpela, no campo de Efron, fronteiro a Manre.

Os textos falam que algumas histórias se repetiram do pai Abraão para o filho Isaque. As benção e promessas de prosperidade que Deus fez para ele, a esterilidade de sua mulher e o pecado da mentira. Chegando na terra de Abimeleque, de novo ele, Isaque ficou com medo de ser morto por causa da beleza de sua mulher e disse que esta era sua irmã, seguindo o mal exemplo do pai. Porém o rei viu Isaque com a mão boba em Rebeca, viu que tinha caído no mesmo “conto da irmã” e mandou o filho de Abraão partir com sua digníssima.

Após ter orado Deus honrou a Isaque e permitiu que Rebeca engravidasse, assim como havia feito com Sara. E foi benção dobrada. A criatura engravidou de gêmeos que já brigavam desde o ventre materno. Deus explicou que eles representavam nações antagônicas e que o mais velho dominaria o mais novo.

Os netos de Abraão e Sara cresceram. Esaú era retado, caçador, forte, e agradava ao pai Isaque. Jacó era mais sensível, cozinhava, temperamental, invejoso, carente, carinhoso e agradava a mãe Rebeca. Em dado momento Esaú chegou do campo urrando de fome e Jacó negociou sua comida pelo direito da primogenitura. Como a fome é implacável, Esaú fez a besteira de aceitar o negócio. Isso lhe causará problemas futuros.

Abençoado por Deus, assim como seu pai, Isaque enriqueceu, prosperou e ficou riquíssimo. E onde parava levantava um altar para adorar e invocar o nome do Senhor, seguindo o exemplo de seu pai.


Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional