15º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Gênesis 47 a 50.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 47 a 50.





Por Edinei Dantas

A leitura deste Domingo, dia 08, encerra o livro de Gêneses. Narra a chegada de Jacó perante o Faraó e a nova moradia da família de José na melhor terra do Egito.
Fala também de uma crise econômica em terras egípcias. Acabou-se o dinheiro e o povo foi até José para implorar por comida. Este, numa atitude até aparentemente de duro coração para um servo de Deus, disse para o povo trocar tudo o que tinha, todas as terras, inclusive o corpo em escravidão, em troca de alimento. E assim aconteceu.

Israel adoeceu e antes de morrer conheceu seus netos, Efraim e Manassés. E apesar de Manásseis ser o primogênito, Israel deu a melhor bênção para o caçula Efraim, que seria superior à seu irmão. Talvez porque Jacó era caçula e defensor do direito de bênçãos dos caçulas. Ele negociou e comprou a primogenitura de seu irmão mais velho, e roubou sua bênção.

Jacó, o mesmo Israel, ainda teve vida para profetizar sobre seus filhos que formam as 12 Tribos de Israel. Rubén, seu primogênito; Simeão e Levi, violentos assassinos à espada, que seriam malditos na terra; Judá, que seria louvado e venceria teus inimigos; Zebulom; Issacar, um jumento de fortes ossos; Dã, que seria juiz de seu povo; Gade; Aser; Naftali, que deve ter sofrido muito bullying com sua profecia, pois seria gazela solta e que profere palavras bondosas. Aiiii. E os outros são José, seu ramo frutífero; e Benjamim, o lobo que despedaça.

O livro de Gêneses é encerrado com as lamentações pela morte de Jacó, e toda sua cerimônia fúnebre. Diz a bíblia que o cortejo era grandíssimo, talvez comparado ao de Getulio Vargas e Ayrton Senna no Brasil.

Os irmãos de José voltaram a aprontar! Com medo de serem punidos por José após a morte de seu pai e sem respeitar a memória de Israel, mentiram para José dizendo que seu pai houvera dito que era para José os perdoar dos males cometidos e assim José fez. Apesar de todo o poder, em nenhum momento ele se pôs no lugar de Deus.
José habitou no Egito, viveu por 110 anos, morreu e foi enterrado no Egito. 

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional