#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 40 a 42



13º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Gênesis 40 a 42.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 40 a 42.




Por Edinei Dantas

A leitura desta Sexta, dia 06, me revelou uma mensagem interessante. Em dado momento Deus permite que os seus passem por privações, momentos de sofrimento, para que coisas grandiosas e as maravilhosas promessas de Deus se cumpram. Deus poderia ter tornado José governador sobre o Egito e seus irmãos naturalmente, mas não teria tanto significado e emoção. Pois bem, na leitura anterior vimos que Deus havia avisado a José em sonho de que ele seria servido por um grande povo, inclusive seus irmãos e pai. Por conta disso seus irmãos tramaram matá-lo, mas resolveram vendê-lo para o Faraó. Seu pai Jacó e seu irmão mais novo, Benjamim, pensavam que estava morto. A rotina de José na casa do Faraó era boa, mas um reboliço teria que acontecer para ele se tornar governador e a promessa de Deus se cumprir. Ele foi injustamente acusado de tentar deitar-se com a mulher do Faraó e foi preso. Quem não conhece a forma como Deus trabalha não teria entendido para que todo aquele sofrimento, mas quem crer e espera alcança a Vitória.

Pois bem, aconteceu que um padeiro e um mordomo ofenderam o Faraó ó ó ó. E como ocorria na PMBA no passado, uma simples ofensa contra oficiais era motivo para colocar soldados na cadeia. Graças a Deus as coisas mudaram um pouco. Vamos adiante! O Faraó mandou seus ofensores para prisão, na mesma cela de José. Certo dia eles sonharam e José interpretou o sonho deles. Bingo!!! Após três dias o padeiro foi solto e voltou a servir ao Faraó, mas o infeliz do mordomo foi enforcado e morto. Porém, José havia pedido para o padeiro lembrar-se dele e tentar sua soltura junto ao Faraó, mas este esqueceu. Mas Deus não esquece os seus. Fez o Faraó sonhar e na busca por quem interpretasse o padeiro se lembrou de José. Este foi solto, e avisou qual a mensagem que Deus havia enviado através daquele sonho.

Após José revelar que Deus faria a terra passar por 7 anos de fartura e 7 anos de recessão, e que seria necessário alguém inteligente para administrar a terra nestes dois momentos, o Faraó deu poderes para José governar o Egito e tudo que fosse feito teria que passar por ele. Durante os 7 anos de fartura José determinou que se estocasse mantimentos e quando chegou a recessão ele vendia os alimentos para aqueles que não se precaveram. Em dado momento Jacó pediu para seus filhos comprarem alimento no Egito e chegando lá se prostraram perante José, sem saber que era ele o irmão que eles haviam vendido. Cumpria-se ali mais uma previsão do sonho de José. Ao ver seus irmãos José deu uma traquejada neles, e alegando achar que eles foram espionar a terra para fazer o mal prendeu a todos e liberou apenas 1 para que este fosse buscar seu irmão mais novo.

Jacó ficou cismado e não liberou Benjamim, com a demora José se preocupou com a saúde de seu pai e liberou os outros irmãos para que levassem alimentos para seu pai Jacó, devolveu-lhes o dinheiro e deixou apenas 1 como garantia de que voltariam com seu irmão mais novo.

...Continua...

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#Policiando - Novo pelotão da PMBA é inaugurado em Praia do Flamengo

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[PMBA em Luto] Policial militar é morto durante assalto em Campinas de Pirajá

Produtividade Policial Militar, prisões e apreensões da Região de Alagoinhas

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar