#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Jó 1 a 4



28º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Êxodo 1 a 4.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Êxodo 1 a 4.




Por Edinei Dantas

A leitura de hoje inicia o livro de Êxodo. Após a morte de José um novo Rei se levantou sobre o Egito e este não gostava da descendência de José e os fazia sofrer muito. Tratava os descendentes de Israel com tirania e os fazia amargar a vida com dura servidão. Buscando evitar o crescimento dos israelitas o rei mandou que as parteiras matassem os nascidos homens, mas estas se negam e Deus as abençoa. Ainda assim o rei, usado pelo coisa ruim, determinou que se matasse os filhos dos hebreus.

Deus já havia tramado um plano para salvar os israelitas das garras do mal e tal qual uma novela da Globo criou uma linda história de coincidências e fatos inusitados. Um homem da casa de Levi, cujo nome não foi revelado, casou-se com uma descendente de Levi e deste enlace matrimonial nasceu Moisés. Após 3 meses escondido, temendo que o menino fosse morto, sua mãe o colocou numa sexta toda lacrada e o pôs na beira do rio. Justamente a filha do Faraó viu a criança, teve compaixão, e pediu para que chamassem uma mulher para cuidar da criança até que ele desmamasse. Chamaram justamente a mãe verdadeira do Moiseszinho, que além de voltar a cuidar de seu filho despreocupada, ainda ganhava salário para isso. Quando o mesmo já era grande ela o devolveu para a filha de Faraó, que o tomou como filho e o chamou de Moisés.

O comportamento de Moisés não era dos melhores, mostrando mais uma vez que Deus não chama ao perfeito e sim ao imperfeito e o capacita. Moisés era tirado a justiceiro, assassino, matou um egípcio porque maltratava seu povo. O Faraó pediu sua cabeça e ele fugiu. No caminho viu garotas sendo maltratadas por pastores de ovelhas, as defendeu e através disso ganhou moradia na casa do pai das moças e ainda de brinde teve Zípora como mulher, fez logo um filho nela e o chamou de Gerson.

O miserável do rei do Egito morreu. Deus se incomodou com clamor do seu povo e lembrou da aliança que fez com Abraão. Então o altíssimo escolheu Moisés para ser herói daquele povo. Falou com ele através do que hoje é a marca da Igreja Presbiteriana, a Sarça Ardente, que não se consumia e chamava a atenção de Moisés. Deus manda Moisés ter reverencia no santo lugar onde estava e tirar as sandálias dos pés. Moisés não conseguia olhar para Deus de tanto medo. O Pai lhe conta do plano de livrar os Israelitas dos Egípcios e colocá-los em um bom lugar. Humildemente Moisés mostra suas deficiências, inclusive a dificuldade de falar. Deus indica seu irmão Arão, o Levita, para que fosse seu porta voz. Moisés ainda temeu o descrédito do povo, mas Deus o deu poder de realizar manifestações magníficas que os faria crer. 

Por fim Deus revela mais uma vez que tudo de bom e ruim que acontece está sob o seu controle e que ele permite ou realiza para que se cumpra um propósito.  Ele poderia facilitar as coisas para o povo de Israel, mas prefere com emoção e diz que ele mesmo endureceria o coração do Faraó e orienta a Moisés sobre o que ele teria que fazer para cumprir sua missão.

Continua...

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar