#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Jó 05 a 07

17º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Jó 5 a 7.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Jó 5 a 7.




Por Edinei Dantas

Esta leitura se inicia com Elifaz exortando a Jó. Por conta dos terríveis problemas que lhe sobreveio injustamente Jó estava prestes a blasfemar contra Deus depois de muita resistência. Elifaz chega a ser duro com Jó dizendo que não havia mais salvação para seus filhos que morreram, mas que ele estava vivo e não poderia desistir. Ele usa a palavra Messe que significa Resgatar almas viventes, restituir pessoas perdidas, o que já não era possível fazer pelos filhos de Jó.

Ele segue dizendo que o homem nasce para o enfado assim como a faísca das brasas voam para cima, e afirma que no lugar de Jó ele entregaria sua causa, confiando no Deus que faz coisas grandes e inescrutáveis, e maravilhas incontáveis.

Ele diz ainda algo difícil que, para os caçadores de bênçãos, milagres e prosperidade, é difícil entender. “Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo Poderoso. Porque ele faz a ferida e ele mesmo ata. Ele fere, e as suas mãos curam”.

Ainda bem revoltado Jó justifica suas queixa, em muitos momentos até com um tom raivoso da revolta. Ele diz que se pudesse pesar sua miséria pesaria como as areias do mar. Sua dor era como as flechas de Deus cravadas em sua carne e com venenos absorvidos pelo seu espírito. Sua dor era tamanha que anelava que Deus o esmagasse e acabasse com sua vida. No auge de sua angustia ele diz: “Por que esperar se já não tenho forças? Por que prolongar uma vida já fadada ao fim? Acaso minha força é como uma pedra ou minha carne é de bronze? Não! Não há socorro para mim! Não tenho mais o que fazer!”.

Jó critica seus irmãos que o trataram Aleivosamente, ou seja, com mentira, injuria, o enganaram. Reconhece as retas palavras de seu amigo, mas não admite que sua revolta seja reprovada. E segue Jó em suas lamentações pelo sofrimento que lhe corroia a alma.

#desafio365dias #lerabiblia #ump #servosunsdosoutrosemamor #UMPLiberdade #EdineiDantas #umplerabiblia #desafiocnm

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando